Lucro FGTS já foi depositado; confira regras e quando é possível sacar o valor

O governo federal anunciou o repasse de 96% do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2020 para os trabalhadores que possuem contas ativas e esses já podem realizar o saque. Essa porcentagem equivale aos rendimentos de todas as contas existentes.

Cada trabalhador de carteira assinada recebeu 4,92% sobre o saldo existente até 31 de dezembro de 2020. O valor total transferido pela Caixa Econômica Federal gira em torno de R$ 8,13 bilhões.

Como verificar se recebi o lucro do FGTS?

Recebe o FGTS quem trabalha de carteira assinada. Todos os meses o empregador desconta uma porcentagem do salário do funcionário e deposita na conta do fundo. Para cada emprego formal, existe uma conta diferente e, por isso, a mesma pessoa pode ter várias.

Para saber se você recebeu o lucro do FGTS, basta verificar o saldo na sua conta. Você pode fazer isso numa agência da Caixa. Basta apresentar seu documento de identidade e informar os dados do fundo a um servidor. Também é possível conferir os valores sem sair de casa por meio de:

Saque do FGTS: quando posso retirar os valores?

Os trabalhadores com conta no Fundo de Garantia não têm acesso livre aos valores. Isso porque a ideia é manter uma reserva de emergência para os correntistas. Sendo assim, só é possível realizar o saque do FGTS em situações especiais, como:

Leia também

Fonte: concursosnobrasil.com/beneficios-sociais/2022/01/01/lucro-fgts-ja-foi-depositado-confira-regras-e-quando-e-possivel-sacar-o-valor