O trem Orient Express original voltará a fazer viagens na Europa

Em 1883, Georges Nagelmackers fundou o , um trem de luxo que percorria o trecho entre e Istambul, ligando o Ocidente ao Oriente. Viajar por essa linha foi símbolo de status e elegância até 1977, ano em que o trem foi desativado. Mas os bons tempos voltaram. A descoberta do paradeiro de alguns vagões do comboio original fará com que o trem volte aos trilhos em 2024, a tempo da .

Os carros foram encontrados em 2015 na e, dois anos depois, foram comprados pela francesa Accor, dona de marcas como Ibis, Mercure, Sofitel e dezenas de outras. Eram vagões-cama, vagões-lounge e um vagão-restaurante em estilo art déco do final do século 19. No momento, eles estão passando por um grande restauro para que, quando forem relançados, incluam suítes e um vagão inteiro dedicado a eventos e apresentações. Nas imagens abaixo, veja como era o interior e os detalhes dos vagões quando foram encontrados:

A imagem mostra um corredor escuro com paredes de madeira
A imagem mostra um corredor escuro com paredes de madeira
Os vagões estão passando por reformas com o objetivo de atender o mesmo nível de luxo que fez a fama do Orient Express. Xavier Antoinet/Divulgação
A imagem mostra uma parede e a porta de um quarto em um vagão de trem antigo
A imagem mostra uma parede e a porta de um quarto em um vagão de trem antigo
As acomodações dos vagões serão refeitas, criando cabines com banheiros. Xavier Antoinet/Divulgação
A imagem mostra uma superfície prateada com pássaros fundidos
A imagem mostra uma superfície prateada com pássaros fundidos
Detalhes decorativos em estilo art déco serão mantidos nos vagões. Xavier Antoinet/Divulgação Continua após a publicidade

Os trens e a linha original farão seu retorno com o nome de , mas vale lembrar que essa não é a única rota ativa do . No início dos anos 1980, dois empresários lançaram o , que já opera várias rotas pela conectando as cidades de Berlim, Budapeste, Istambul, Londres, Paris, Praga, Viena, Veneza e Verona. O preço das viagens varia de acordo com o trecho e as datas, podendo ser encontradas a partir de £1,879 (mais de R$ 10 mil na cotação atual). Além disso, em 2023 deve ser lançado o , uma linha que deverá conectar 14 regiões do norte ao sul da Itália.

A imagem mostra um trem azul antigo
A imagem mostra um trem azul antigo
Os vagões originais devem voltar aos trilhos em 2024. Xavier Antoinet/Divulgação

      Continua após a publicidade

              Fonte: viagemeturismo.abril.com.br/mundo/o-trem-orient-express-original-voltara-a-fazer-viagens-na-europa