Pacheco rejeita requerimento governista para constranger Moraes no plenário do Senado – Hora do Povo

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Roque de Sá – Agência Senado

Presidente do Senado indeferiu requerimento, impedindo assim a realização da audiência com o ministro. Objetivo era pressionar o STF e constranger o ministro da Corte

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), derrubou tentativa de governistas de convidar ou convocar o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para falar sobre os inquéritos que investigam atos antidemocráticos e o uso de fake news no plenário da Casa.

A base do governo no Congresso segue, mais ou menos, o modus operandi do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Ao invés de centrar fogo sobre os graves problemas do país, como a cambaleante economia, a inflação e a carestia dos alimentos, ficam procurando “chifre em cabeça de cavalo” para conturbar o debate político e o processo eleitoral.

PRESSÃO SOBRE O STF

O senador Eduardo Girão (Pode-CE) apresentou requerimento para a realização de sessão de debates temáticos com Moraes, na tentativa de pressionar o ministro.

O pedido recebeu apoio de governistas, o que aumentou as investidas do grupo contra Moraes diante dos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Judiciário.

Pacheco indeferiu o requerimento, impedindo assim a realização da audiência com o ministro.

De acordo com o presidente do Senado, o pedido dos governistas contraria a Constituição e os propósitos previstos no regimento do Senado para a realização de debates temáticos, abrindo caminho para “controle indireto de atos jurisdicionais” por meio de sessão com o magistrado.

Girão recorreu da decisão de Pacheco. O presidente da Casa não julgou o recurso.

O que a base do governo quer no Congresso é conflagrar o debate político, a fim de desviá-lo, como Bolsonaro faz todo o tempo, com o propósito de não tratar dos problemas reais que acossam o governo e deveriam preocupar o chefe do Poder Executivo. Todavia, não é isso que ocorre.

M. V.

Fonte: horadopovo.com.br/pacheco-rejeita-requerimento-governista-para-constranger-moraes-no-plenario-do-senado