Parada cardíaca em garota de Lençóis Paulistas não possui relação com a vacina, diz secretário – Hora do Povo

Jean Gorichteyn, secretário de Saúde de SP – Foto: Governo de SP

O governo de São Paulo descartou nesta quinta-feira (20) que o caso da garota de 10 anos que sofreu uma parada cardíaca horas após ser imunizada contra Covid-19 em Lençóis Paulista, no interior do estado, tenha relação com a vacina.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorichteyn, em contato com o hospital onde a criança foi internada em Botucatu, as autoridades estaduais tomaram conhecimento de que foi constatada uma rara doença cardíaca na menina. Não se tratou, portanto, de um evento adverso, segundo Gorichteyn.

A menina, que tem quadro clínico de asma, foi imunizada dentro do grupo prioritário na terça-feira (18) e começou a passar mal cerca de 12 horas depois. O pai da menina relatou a médicos que ela teve alterações nos batimentos cardíacos e chegou a desmaiar. Ela foi reanimada e ficou em observação na UTI.

Diante do quadro, a prefeitura decidiu suspender a vacinação de crianças por sete dias – período no qual a imunização seria feita somente com agendamento.

Segundo Gorichteyn, os próprios pais da criança desconheciam que a menina tinha a doença. Ele contou que dez especialistas se debruçaram sobre o tema desde o anúncio do caso pelo município de Lençóis Paulista, na quarta-feira. 

O caso foi submetido à Secretaria Estadual para ser investigado e o Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão da pasta, constatou a não relação entre a vacinação e o quadro clínico da menina.

“Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado. A análise realizada por mais de 10 especialistas apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico”, afirma o órgão.

“Continuamos vacinando as crianças com mais de 5 anos. Não podemos esquecer que essas crianças estarão retomando as atividades escolares. E nós precisamos protegê-las. “Continua se consagrando a importância da vacinação nesse grupo etário”, disse.

A menina permanece hospitalizada, em observação e se quadro é considerado estável.

Fonte: horadopovo.com.br/parada-cardiaca-em-garota-de-lencois-paulistas-nao-possui-relacao-com-a-vacina-diz-secretario