Fotos: Ascom/ANA-
Na visita, foi constatado que a barragem está condições normais de operação
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou que a inspeção ocorre em um momento oportuno, visto que as barragens estão passando por intervenções que visam melhorar suas condições e assegurar seu pleno funcionamento. “Essa visita técnica contribui para que a obra siga os padrões de segurança exigidos e seja concluída com eficiência”, afirmou o gestor.
Durante a inspeção foram avaliadas as condições estruturais da barragem, que está passando por ações de manutenção. No local, estão sendo realizados serviço de limpeza vegetal do talude a jusante (abaixo da parede da barragem) para que se tenha uma visibilidade completa das estruturas do reservatório, permitindo que se identifique mais facilmente quaisquer eventuais problemas na estrutura.
Também foi feito o serviço de recuperação do coroamento da barragem e limpeza da parte posterior dos muros do sangradouro. “O monitoramento contínuo dos reservatórios sob responsabilidade do Idepi é essencial para garantir a segurança hídrica e estrutural”, afirmou o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar.
A Barragem de Piracuruca é uma das mais importantes estruturas hídricas do Piauí e seu bom funcionamento é essencial para a gestão dos recursos hídricos na região. O Idepi segue acompanhando de perto todas as etapas da obra e reforça seu compromisso com a manutenção e segurança das barragens do Estado.