Deputados aprovam indicação de Thaís Araripe para a diretoria-geral da Agrespi

Foto: Divulgação/Alepi –

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), a indicação da advogada Thaís Araripe Dias para o cargo de diretora-geral da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi). Antes de ir ao Plenário, a matéria passou pela Comissão de Constituição e Justiça, onde contou com o parecer favorável do relator, deputado Henrique Pires (MDB). Ela permanecerá na gestão por um mandato de 4 anos.

Concursada da empresa pública federal Infra S.A. desde 2013, Thaís Araripe tem larga experiência na área de regulação, um mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e doutorado em andamento em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Muito me honra assumir esse compromisso como mulher, como pessoa experiente na área de regulação. É uma corrente que está acontecendo no Brasil, de fortalecimento das agências reguladoras estaduais. É necessário a gente imprimir uma gestão de fiscalização. Dentre as nossas ações está a fiscalização da energia da Equatorial, está a fiscalização do saneamento das águas do Piauí, os transportes. São muitos desafios que a gente precisa contornar, mas a gente vai contornar com muita técnica”, garantiu Thaís.

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) fez um apelo para que a nova gestão dê especial atenção à questão da Equatorial. “Fiz um pedido para que ela não seja apenas mais uma que está indo pra Agrespi. Que faça valer o nome dela na Agrespi”, disse.

O deputado Wilson Brandão (PP), por sua vez, pediu que a gestora acompanhe especialmente a transição da concessão do sistema de abastecimento de água no interior do Piauí.

O deputado Ziza Carvalho (MDB) parabenizou o governador Rafael Fonteles (PT) pela indicação e exaltou a experiência da nova diretora. “Tenho certeza que Vossa Excelência tem toda aptidão técnica pra estar à frente de órgão tão importante como a Agrespi. […] Pedir que paute sua atuação com autonomia e independência e que melhore de fato a fiscalização nas empresas públicas delegadas”, disse.

A deputada Gracinha Mão Santa (PP) e o deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB) comemoraram a indicação de Thaís Araripe Dias, mencionando a família da advogada. “Sempre botaram Thaís no caminho do estudo, da decência, da honra, do trabalho. Certeza de que ela irá honrar esse cargo importante”, disse Gracinha. As congratulações foram reiteradas pelos deputados Dr. Hélio (MDB)Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e Rubens Vieira (PT).

Fonte: Alepi