Fotos: Ascom/Seduc –
Ao final da visita, os gestores dos dois estados realizarão uma reunião de encerramento para consolidar aprendizados e explorar possibilidades de cooperação futura na área educacional
A programação inclui apresentações do modelo de gestão escolar adotado na rede estadual do Piauí, visitas às instalações da Seduc e ao Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Duque de Caxias. Além de encontros com equipes técnicas para debater temas como infraestrutura escolar, oferta do Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico (EPT) e gestão de pessoas. A delegação é composta por gestores e técnicos da Secretaria de Educação de Sergipe, liderada pelo secretário executivo Francisco Marcel Freire Resende.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a relevância da troca de experiências entre os estados. “Receber a equipe de Sergipe para compartilhar nossas metodologias é motivo de grande satisfação. No Piauí, temos priorizado o ensino em tempo integral integrado à educação profissional e esse modelo nos permite implementar disciplinas inovadoras e nos fez ter um crescimento histórico no Ideb. Ver que essas iniciativas estão sendo reconhecidas nacionalmente é um sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou Bandeira.

Francisco Resende observou que a escolha do Piauí como referência se baseou em dados e resultados concretos. “Pesquisamos todos os estados da Federação e constatamos que o Piauí foi o estado que mais avançou na expansão do ensino de tempo integral no Brasil. Em menos de três anos, alcançou a universalização. Portanto, toda essa experiência bem-sucedida do Piauí tornou-se um modelo para todo o Brasil”, declarou o secretário executivo sergipano.
Além do tempo integral, a Seduc tem se destacado pelos investimentos em tecnologia e inovação, incluindo a implementação da disciplina de Inteligência Artificial no currículo escolar, a expansão do ensino de robótica e as parcerias internacionais, como a colaboração com o MIT para o ensino de empreendedorismo. A delegação sergipana também conhecerá essas iniciativas e discutirá possíveis adaptações para a realidade local.

Ao final da visita, os gestores dos dois estados realizarão uma reunião de encerramento para consolidar aprendizados e explorar possibilidades de cooperação futura na área educacional.