Foto: Ascom/CETI –
José Reis Neto representará o Piauí na etapa nacional, que escolherá a melhor redação do Brasil nesta edição
O concurso é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais de todo o país. A iniciativa tem como objetivo incentivar a escrita e, neste ano, abordou o tema: “Os desafios diante das mudanças climáticas: a relação entre migração forçada e as violações de direitos humanos”.
Sob a orientação dos professores Fábio Sales e Larisse Costa, José destacou o papel fundamental dos docentes em sua conquista. “O apoio dos professores foi essencial para que eu conseguisse colocar meu coração na redação. Participar abriu portas para o reconhecimento e mostrou como o poder das palavras pode transformar vidas”, afirmou.
O estudante utilizou dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Anistia Internacional para fundamentar seus argumentos. “Tratei da degradação ambiental, como poluição e práticas agrícolas insustentáveis, que levam à migração forçada de pessoas em busca de dignidade. A argumentação embasada é fundamental para um texto dissertativo”, explicou.
Para estimular a escrita e a leitura, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou em 2024 os projetos Laboratório de Redação e Clube de Leitura. “O Laboratório de Redação oferece aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades argumentativas e técnicas de escrita. Já o Clube de Leitura incentiva o hábito da leitura, a análise crítica de textos literários e amplia o repertório dos estudantes”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Com iniciativas como essas, a Seduc busca fomentar o protagonismo dos estudantes piauienses em competições nacionais e elevar a qualidade do ensino público no estado.