Foto: Ascom/Sesapi
Fortalecer a linha materno-infantil vai agregar melhoria e qualificação para a saúde do estado do Piauí
Técnicos da Sesapi participaram, nesta terça-feira (30), de oficina do Planifica SUS com profissionais da Superintendência de Equipes do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo foi discutir o fortalecimento do trabalho de atenção primária no combate à mortalidade materna no Piauí.
Com isso, pretende-se melhorar a organização dos processos de trabalho para reduzir a mortalidade materna no estado, qualificando o atendimento das gestantes nos municípios piauienses.
Segundo a técnica estadual do Planifica SUS, Rosane Santana, fortalecer a linha materno-infantil vai agregar melhoria e qualificação para a saúde do estado do Piauí. “O intuito é que a atenção primária seja resolutiva, conseguindo atingir seus atributos e funções e que esse processo se dê de maneira integrada com outro ponto de atenção ambulatorial especializada”, afirma.
Para a especialista de projeto na diretoria de atenção primária e redes do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Paz, a intenção é alcançar resultados sanitários para que a paciente seja atendida no tempo certo, no horário certo, pelos profissionais certos e tenha resultados positivos.
“A nossa linha de cuidado prioritário é a materno-infantil, com foco na realização de cadastro, organizando o processo de territorialização, o acesso a essas unidades e estabelecendo o plano de cuidados pra que possamos conseguir um bom resultado. Só assim, mudamos os indicadores”, diz Ana Cláudia Paz.