Pedida a substituição do piauiense Ricardo Ponte da Presidência da Funcef

Foto: Redes sociais

Ele será substituído pelo chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Richard Back

O piauiense Ricardo Pontes (foto acima), não é mais o presidente da Funcef, o bilionário fundo de pensão da Caixa Econômica Federal. Ele perdeu o cargo para Richard Back, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, pasta comandada pelo ministro Alexandre Padilha.

Ricardo Pontes assumiu o cargo no fim de março de 2023. Ele teria sido indicado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, de quem é amigo e ligado politicamente.

Pontes foi indicado depois de inédito processo seletivo conduzido pela CAIXA. Administrador de empresas com pós-graduação em Administração Pública e MBA em Gestão Empresarial, ele é funcionário de carreira da CEF. Em 2003, Pontes iniciou uma trajetória no serviço público nas esferas estadual e federal.

O cargo de presidente da Funcef é muito cobiçado porque a instituição é o terceiro maior fundo de pensão do Brasil e um dos maiores da América Latina. Trata-se de uma entidade fechada de previdência complementar que, em 2013, administrava cerca de R$ 105 bilhões em ativos.

Ricardo Pontes informou agora há pouco que não foi exonerado e que o cargo é muito cobiçado, mas que permanece no mesmo lugar. Segundo ele, há muito interesse pelo cargo. Há pessoas pra trabalhando para manter Ricardo no cargo. “O nome foi apresentado, mas não efetivado”, disse Ricardo Pontes, acrescentando que o grupo que o indicou ainda está na briga para mantê-lo no cargos.

A indicação de Richard Back é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O nome e currículo dele foram submetidos nesta sexta-feira (11/10) a Carlos Vieira, presidente da Caixa.

Antes de assumir a chefia do gabinete do ministro Alexandre Padilha, Back havia sido diretor de análise política da XP Investimentos.

Richard Back, novo presidente da Funcef

Fonte: piauihoje.com