Fotos: Ascom/Seduc –
A celebração marca o encerramento da primeira etapa do programa que já beneficiou mais de 13 mil jovens, adultos e idosos em 215 municípios piauienses
A celebração marca o encerramento da primeira etapa do programa que, desde seu lançamento, em junho de 2024, já beneficiou mais de 13 mil jovens, adultos e idosos em 215 municípios piauienses — um marco importante na luta contra o analfabetismo no estado.
Até agora, mais de 9 mil estudantes já estão alfabetizados e em fase de certificação, o que evidencia a efetividade do programa como política pública de inclusão e transformação social. A meta do governo é ousada: alfabetizar 100 mil piauienses até 2026, reduzindo de forma significativa os índices de analfabetismo no estado e promovendo dignidade e novas perspectivas para a população.
“O lema da gestão do governador Rafael Fonteles é Cuidar de Todos, Sem Deixar Ninguém Para Trás. O Programa Alfabetiza Piauí expressa com clareza esse compromisso, ao oferecer oportunidade de aprendizado e cidadania a quem não teve acesso à educação na idade certa”, destaca o secretário Washington Bandeira.
Durante a cerimônia, os estudantes receberão seus certificados em um momento de celebração pelo esforço e dedicação no processo de alfabetização. O evento também tem o objetivo de incentivar a continuidade dos estudos, motivando os formandos a permanecerem nas salas de aula e avançarem em sua trajetória educacional.
Programa Alfabetiza Piauí
Criado para enfrentar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, o programa oferece aulas presenciais em turmas específicas, com acompanhamento pedagógico e incentivo financeiro, transporte escolar e alimentação. Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 800, dividida em três parcelas, condicionadas à matrícula, frequência mínima de 75% e participação em avaliações.
“O Alfabetiza Piauí se consolida como uma das principais ferramentas do governo Rafael Fonteles para garantir o direito à educação, com impacto direto na qualidade e nas oportunidades de melhoria de vida dos piauienses”, afirma Bandeira.
Serviço
Pauta: Formatura do Programa Alfabetiza Piauí
Data: 10/04/2025 (quinta-feira)
Local: Theresina Hall – Avenida Raul Lopes, Teresina
Horário: 18h30