Foto: Ascom/SAF –
Projeto da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) alcançou mais de R$ 700 mil no ano e ampliou ações de comercialização para agricultores familiares
Neste ano, através de parcerias com condomínios e instituições privadas, feiras em praças e a Quitanda do Palácio de Karnak, o projeto dobrou a realização de eventos. Os dados apresentados apontam o sucesso das políticas de comercialização da secretaria. O diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício, destaca a organização dos produtores e a ampliação de parcerias como fatores fundamentais para levar a Quitanda a mais espaços.
“A Quitanda é a oportunidade para os produtores do entorno de Teresina levarem seus alimentos a mais pessoas. Neste ano, a SAF alcançou as quitandas nas empresas, as quitandas nos condomínios, as quitandas nas feirinhas, que todo mundo já conhece e já sabe, agora a quitanda nas instituições e no Palácio de Karnak, onde trazemos nossa agricultura familiar para mais perto dos consumidores”, explicou Tiago.
A ampliação de feiras também foi comemorada por quem produz. Para o agricultor, Wilson Chagas, do assentamento Lembrada, em Altos, o projeto Quitanda possibilitou para que ele e sua família pudessem comercializar diferentes tipos de produtos, melhorando sua renda. “Quando começamos a participar, a gente participava mais com capote, galinha e leitão; começamos a agregar os produtos juntos. Nós trazíamos menos, mas de acordo com a demanda, a gente foi vendo os produtos, a proposta aumentou e tivemos que aumentar a produção também, com outras opções sempre mantendo a qualidade,” apontou Wilson.

Para quem já participava da Quitanda, a garantia de espaços para comercialização dos produtos deu a possibilidade de melhoria do plantio. José Laurindo Soares, agricultor do assentamento 17 de abril, em Teresina, apostou na agroecologia para agregar valor à sua produção, com iniciativas em harmonia com a natureza.
“Do ano passado pra cá melhorou bastante na questão do sistema que a gente plantava. Nós plantávamos no sistema mesmo tradicional, mas depois que a gente mudou pro sistema agroecológico, a produção das fruteiras e hortaliças melhorou. É um trabalho muito mais voltado pra agricultura familiar e que traz mudança no tipo de alimento que vai ser produzido,” disse o agricultor.
Quitanda da Agricultura Familiar
A Quitanda da Agricultura Familiar é um projeto da SAF que consiste em feiras organizadas para promoção e comercialização de produtos de associações rurais, produtores e cooperativas da agricultura familiar. Aos domingos, é realizada na Feirinha Verde na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Outras versões do projeto também ocorrem em condomínios e empresas, além das edições mensais no Palácio de Karnak. A Quitanda também conta com gôndolas em supermercados distribuídos pelo Piauí onde são comercializados produtos da agricultura familiar.