“Bolsonaro estourou a corda contra as instituições”, afirma Maia – Hora do Povo

Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

O secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo e ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (sem partido-RJ), declarou que Jair Bolsonaro “estourou a corda. Não há mais retorno em relação às instituições”.

Maia disse que o clima “avançou muito contra” Bolsonaro depois dos discursos que ele fez em Brasília e São Paulo ameaçando a democracia e atacando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O ex-presidente da Câmara citou como exemplo o PSDB e o PSD começarem a discutir internamente o apoio ao impeachment de Jair Bolsonaro.

Rodrigo Maia disse que é “impressionante como os partidos avançaram bem na importância de se discutir a fala do presidente de ontem”. Outros partidos podem fazer o mesmo movimento de “distanciamento definitivo” do governo, avaliou em entrevista ao UOL.

Os discursos golpistas de Jair Bolsonaro atrapalham seu próprio governo porque agora “vai ser muito difícil que o governo consiga reorganizar a sua relação com o Congresso, com o Supremo e com as instituições democráticas”.

Maia acredita que Jair Bolsonaro vai seguir fazendo ameaças à democracia “para ver se há um melhor momento ou não para que ele possa construir o caminho que ele quer, que é tomar conta do STF ou do Congresso Nacional” ou “fazer um governo autocrático no qual a agenda dele é destruir as instituições e depois construir um poder autocrático, em que ele comande sozinho o nosso país”.

Fonte: horadopovo.com.br/bolsonaro-estourou-a-corda-contra-as-instituicoes-afirma-maia