Especialista fala na terça por que Bolsonaro está fatiando e torrando a Petrobrás aos pedaços

Paulo Cesar Ribeiro Lima é engenheiro aposentado da Petrobrás, Consultor Legislativo do Senado Federal e Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (Foto: reprodução)

Paulo Cesar Ribeiro Lima foi engenheiro da Petrobrás e Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, atua na área de minas e energia, com foco nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis e recursos minerais. Ele estará ao vivo no HP na terça, às 11 horas

A maior riqueza do Brasil, sua reserva de petróleo, e a Petrobrás, a empresa estatal que descobriu o Pré-Sal a mais de 6 mil metros de profundidade no mar e desenvolveu tecnologia de ponta para retirá-lo, está sendo fatiada e vendida pelo governo Bolsonaro. Grandes ativos da Petrobrás, como a BR Distribuidora, as redes de gasodutos e, agora, as refinarias, estão sendo leiloados.

A criminosa política do governo que atrela a venda interna de combustíveis aos preços do dólar e do barril do óleo no mercado internacional, visa beneficiar a importação de derivados em detrimento do refino de petróleo no país. A capacidade de refino, primeira conquista de independência energética do país, está sendo literalmente destruída.

As refinarias brasileiras estão sendo leiloadas uma a uma. Querem transformar o Brasil num exportador de óleo bruto e importador de derivados, principalmente dos EUA.

Plataforma marítima da Petrobrás

Querem também que o Brasil entregue seus campos para o cartel do petróleo às multinacionais. Com isso os lucros do petróleo se esvai do país para os grande centros do mundo. A riqueza do petróleo poderia servir para financiar o desenvolvimento do país, mas está sendo abocanhada por multinacionais e pelos acionistas estrangeiros da estatal em detrimento do país e do seu povo.

Qual é o objetivo deste governo ao fazer isso com a Petrobrás? Por que Bolsonaro e Guedes só pensam em destruir tudo o que é público e entregar o patrimônio do povo, que foi conquistado pelo país desde a era Getúlio, para os estrangeiros? O que fazer para mudar isso?

Para responder a esta e outras perguntas estará conosco o Consultor Legislativo aposentado da Câmara dos Deputados, Paulo Cesar Ribeiro Lima. Especialista em Petróleo, ele poderá apontar os caminhos para a superação deste quadro tão desolador. A live será na terça-feira, dia 11 de maio, às 11 horas. A entrevista será feita por Sérgio Cruz, repórter especial do HP. Não perca! https://www.facebook.com/JornalHoraDoPovo/

Fonte: horadopovo.com.br/especialista-fala-na-terca-por-que-bolsonaro-esta-fatiando-e-torrando-a-petrobras-aos-pedacos