Moraes prorroga por 90 dias inquéritos sobre a milícia digital e interferência na PF – Hora do Povo

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: SCO – STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu prorrogar por mais 90 dias os inquéritos que investigam as milícias digitais bolsonaristas e a interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal.

O novo prazo passa a contar a partir do encerramento da data limite anterior, dia 6 de outubro.

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de outubro), o presente inquérito”, disse Moraes em seu despacho.

As duas investigações estão a cargo da Polícia Federal.

A delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro já havia pedido a prorrogação ao STF na última semana do inquérito que ela preside, da milícia digital.

“Considerando a expiração do prazo de permanência do inquérito em sede policial, bem como a necessidade de prosseguimento das investigações, determino: sigam os autos ao crivo do Exmo. Sr. Ministro Relator, para ciência e concessão de novo prazo para continuidade da apuração”, escreveu a delegada.

A PF apura indícios que apontam para a existência de uma organização criminosa que teria agido para atentar contra o Estado democrático de direito. De acordo com a investigação, a organização se articularia em núcleos de produção, publicação e financiamento. Outra hipótese levantada é de que esse grupo tenha sido abastecido com verba pública.

Uma das investigações pendentes é o depoimento do astrólogo e guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho. A PF quer descobrir se há ligação entre Olavo e a milícia digital. Os investigadores já ouviram blogueiros e youtubers que apoiam o governo de Jair Bolsonaro.

Fonte: horadopovo.com.br/moraes-prorroga-por-90-dias-inqueritos-sobre-a-milicia-digital-e-interferencia-na-pf