Na reta final, CPI ouve Queiroga, vota relatório e entrega resultados – Hora do Povo

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Foto: Pedro França – Agência Senado

Após finalização dos trabalhos será criado o ‘observatório parlamentar’, que deverá acompanhar os desdobramentos da CPI após a votação do relatório final, prevista para dia 20

A próxima semana, entrecortada que vai ser pelo feriado de terça-feira (12), Nossa Senhora Aparecida, vai ser de preparação do ‘gran finale’ da CPI da Covid-19 no Senado. A CPI foi a trincheira mais eficaz contra o bolsonarismo na pandemia.

Após ouvir o ex-médico da Prevent Senior, Walter Correa de Souza Neto, e o beneficiário Tadeu Frederico de Andrade sobre o escândalo da operadora de saúde, a CPI a segue rumo ao final dos trabalhos.

O presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentaram, na última quinta-feira (7), o calendário com os próximos passos da investigação das ações, inações e omissões do governo federal e outros agentes durante a pandemia que já matou mais de 600 mil brasileiros.

A CPI venceu porque fez o Brasil se vacinar; combateu o negacionismo científico; impediu corrupção na compra de vacinas; desnudou o macabro nos hospitais da Prevent Senior; descortinou um país mais igual; fez com que houvesse melhor percepção da política; e ainda mostrou aos bolsonaristas os caminhos e necessidade do Estado Democrático de Direito. 

‘OBSERVATÓRIO DOS DESDOBRAMENTOS’

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), acatou sugestão da senadora Zenaide Maia (Pros-RN) para a criação de observatório parlamentar que deverá acompanhar os desdobramentos da CPI após a votação do relatório final, prevista para dia 20.

A apresentação do texto do relatório vai ser antes do dia 19. Neste dia, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai lê-lo. Deverá haver pedido de vistas coletiva. Em razão disso, a votação do mesmo deve ocorrer dia 20.

AGENDA DOS ÚLTIMOS DIAS DA CPI

Antes de encerrar a reunião da CPI, na última quarta-feira (6), Randolfe Rodrigues informou que, desde a última quinta-feira 7), o relator está à disposição dos senadores para sugestões de acréscimos ao relatório.

Após o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dia 18, a CPI agendou a leitura do relatório final no dia 19 e a votação no dia seguinte (20).

Se aprovado o relatório, segundo Randolfe, a CPI passa a funcionar como ‘observatório parlamentar’ e vai entregar o documento ao PGR (procurador-geral da República), dia 21, e à Procuradoria-Geral do DF, dia 26.

Caso seja apontado crime de responsabilidade por parte de alguma autoridade, senadores entregarão o relatório ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) também no dia 26.

O calendário inclui ainda o compartilhamento das informações sobre a Prevent Senior com a Procuradoria Geral de São Paulo e com a Força Tarefa do Ministério Público de São Paulo que investiga a operadora. 

LISTA DE INVESTIGADOS NA CPI

Segundo a assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a CPI tem lista com 37 nomes de investigados até a presente data:

1) Antônio Élcio Franco Filho; 2) Arthur Weintraub; 3) Carlos R. Wizard Martins; 4) Eduardo Pazuello; 5) Ernesto Henrique F. Araújo; 6) Fábio Wajngarten; 7) Hélio Angotti Neto; 8) Luciano Dias Azevedo; 9) Marcellus Campelo; 10) Marcelo A. C. Queiroga Lopes; 11) Mayra Isabel Correa Pinheiro; 12) Nise Hitomi Yamaguchi; 13) Paolo Marinho de A. Zanoto; 14) Ricardo José M. Barros; 15) Túlio Belchior M. da Silveira; 16) Emanuel Catori          ; 17) Francisco Emerson Maximiano; 18) Roberto Ferreira Dias; 19) José Ricardo Santana; 20) José Alves Filho; 21) Cristiano Carvalho; 22) Emauella Medrades; 23) Hélcio Bruno de Almeida; 24) Luciano Hang; 25) Luiz P. Dominguetti Pereira; 26) Marcelo Bento Pires; 27) Onyx Lorenzoni; 28) Osmar Terra; 29) Regina Célia S. Oliveira; 30) Marconny N. R. A. de Faria; 31) Wagner de Campos Rosário; 32) Pedro B. Batista Júnior; 33) Marcos Tolentino da Silva; 34) Danilo Berndt Trento; 35) Otavio Fakhoury; 36) Allan Lopes dos Santos; e 37) Mauro Luiz de Britto Ribeiro.

M. V.

Fonte: horadopovo.com.br/na-reta-final-cpi-ouve-queiroga-vota-relatorio-e-entrega-resultados