PCdoB-Recife aponta derrota de Bolsonaro e reitera apoio a João Campos no 2º turno

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, com João Campos (PSB), candidato a prefeito. Foto: Reprodução

A direção municipal do PCdoB do Recife divulgou nota registrando a derrota do bolsonarismo na capital pernambucana nas últimas eleições municipais.

A nota, divulgada na quarta-feira (18), reafirma a necessidade da conformação da frente ampla para enfrentar a extrema-direita e reitera o apoio ao candidato da Frente Popular, João Campos (PSB), no segundo turno da eleição.

“João Campos tem se posicionado de maneira clara e firme contra Bolsonaro, não flerta com propostas e políticas bolsonaristas, é quem reúne as melhores condições políticas de promover a aglutinação de amplas forças sociais para governar, requisitos fundamentais a uma boa gestão no atual cenário”, destaca o documento.

O PCdoB do Recife convoca as “lideranças populares, a juventude, as personalidades, os trabalhadores e trabalhadoras desta cidade a realizarem uma ampla mobilização para completar a vitória popular”.

Leia a nota na íntegra:

Nota PCdoB Recife 2º turno

Vamos completar a vitória!

O resultado mais importante do primeiro turno das eleições municipais foi a derrota do bolsonarismo, marcado pelo fracasso nas urnas dos principais candidatos apoiados por Bolsonaro. Ao seu modo, por múltiplas e variadas escolhas, o povo votou majoritariamente por quem defende a vida, a ciência e a democracia. Esta derrota da extrema-direita, porém, não encerra o conturbado momento marcado por uma grave crise econômica e a maior crise sanitária da história, além de crises políticas fabricadas sucessivamente por um presidente que não governa a Nação.

O Recife falou bem alto para o Brasil: Viva a vida, a ciência, a democracia, os direitos do povo! Por isso o PCdoB comemora a eleição de sua bancada de dois vereadores e a passagem de João Campos e Isabella de Roldão para o segundo turno. Saúda também o fato de que cerca de 60% dos recifenses votaram nas forças progressistas.

Para a vitória se completar, o PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores.

Agora no segundo turno das eleições, forças de direita representantes do bolsonarismo em Pernambuco decidem pelo apoio à candidata adversária da Frente Popular. Estes apoios visam desestruturar o projeto da Frente, abrir caminho para derrotar a esquerda em 2022 e tentar desmontar a estratégia progressista vitoriosa nos últimos anos.Este é o divisor de águas entre as duas candidaturas que disputam o segundo turno de nossa capital.

João Campos tem se posicionado de maneira clara e firme contra Bolsonaro, não flerta com propostas e políticas bolsonaristas, é quem reúne as melhores condições políticas de promover a aglutinação de amplas forças sociais para governar, requisitos fundamentais a uma boa gestão no atual cenário. A Frente Popular de Pernambuco e do Recife tem sido a espinha dorsal da união do povo pelo progresso de nossa cidade, que impede o retorno das forças de direita ao governo da capital.

O PCdoB influenciou positivamente nessa trajetória. Agora, munido pela garra de sua militância, de seus vereadores eleitos Almir Fernando e Cida Pedrosa e da destemida chapa que recebeu 32.008 votos, convoca as lideranças populares, a juventude, as personalidades, os trabalhadores e trabalhadoras desta cidade a realizarem uma ampla mobilização para completar a vitória popular.

João Campos é a nova liderança dessa frente vitoriosa, é a renovação da política que tem dado certo para o nosso povo.

A unidade é a bandeira da Esperança! João Campos Prefeito!

A Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB.Recife, 18 de novembro de 2020.

Fonte: Portal PCdoB – Movimento 65

Fonte: horadopovo.com.br/pcdob-recife-aponta-derrota-de-bolsonaro-e-reitera-apoio-a-joao-campos-no-2o-turno