PDT entrega carta compromisso e sela aliança com Manuela no 2º turno em Porto Alegre

Manuela e Juliana Brizola durante encontro nesta quarta-feira em Porto Alegre – Foto: Divulgação

Em ato realizado na manhã desta quarta-feira (18), a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) e a direção estadual do partido formalizaram o apoio à candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) ao paço municipal de Porto Alegre (RS). Foi entregue à Manuela uma carta compromisso, com 12 iniciativas propostas pelo PDT, firmando o apoio.

“Com muita felicidade recebi, hoje, o apoio da Deputada Estadual @JulianaBrizola e do PDT. Eles têm um legado extraordinário em Porto Alegre, com Leonel Brizola e a legalidade e são o partido de Alceu Collares”.

Com muita felicidade recebi, hoje, o apoio da Deputada Estadual @JulianaBrizola e do PDT. Eles têm um legado extraordinário em Porto Alegre, com Leonel Brizola e a legalidade e são o partido de Alceu Collares. (+)📸 Danilo Christidis pic.twitter.com/w8ncyxWK2A

— Manuela 65 (@ManuelaDavila) November 18, 2020

Juliana Brizola destacou que o apoio à Manuela se funda, pura e simplesmente, em ideais programáticos e no anti-bolsonarismo, no combate ao ódio e ao rancor. Neste sentido, “ainda que com diferenças, a candidatura de Manuela D’Ávila é aquela que mais se assemelha ao nosso projeto”.

A deputada estadual foi candidata no primeiro turno das eleições e conquistou o quarto lugar na disputa, com 41.407 votos, o que representa 6,41% dos votos válidos.

Manuela recebeu a carta e confirmou seu compromisso com as iniciativas, afirmando ser contra as privatizações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris), além de governar por uma cidade melhor, garantir a valorização dos servidores e lidar com os problemas da população.

“Estamos unidos por uma cidade melhor, por escolas de turno integral, ampliação de horários e vagas em creches para todas as crianças. Queremos a Carris e o Dmae públicos, valorização dos servidores e uma prefeitura capaz, eficiente e preocupada com os problemas da população”.

Estamos unidos por uma cidade melhor, por escolas de turno em integral, ampliação de horários e vagas em creches para todas as crianças. Queremos a Carris e o Dmae públicos, valorização dos servidores e uma prefeitura capaz, eficiente e preocupada com os problemas da população.

— Manuela 65 (@ManuelaDavila) November 18, 2020

Uma das principais lideranças do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes também declarou apoio a Manuela D’Ávila. Segundo Ciro, é necessária a união de todos contra o bolsonarismo.

Obrigada, companheiro! https://t.co/fFfEqV1WId

— Manuela 65 (@ManuelaDavila) November 18, 2020

CARTA COMPROMISSO

Simbolicamente com 12 pontos, o número da sigla, a carta apresentada pelo PDT tem ao menos quatro pontos específicos da área da Educação.

O primeiro ponto é “Dar cumprimento à lei da Escola de Tempo Integral, implementando Cieps, nos moldes de Leonel Brizola.”

O partido solicita ainda a implementação das creches noturnas, zerar o déficit de vagas na Educação Infantil e retomar a hora atividade para planejamento e estudo dos professores da rede municipal. 

Entre os demais oito pontos, estão a revogação das alterações na lei do plano de carreira dos servidores públicos realizadas no atual governo e a não privatização da Carris, Dmae, Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP).

Veja a carta na íntegra:

CARTA COMPROMISSO APRESENTADAPELO PDT À CANDIDATURA DE MANUELA D’ÁVILA

Levamos nossas propostas ao povo de Porto Alegre com a certeza de sermos a melhor opção para governar a cidade. Continuamos com os mesmos sonhos, nas mesmas buscas, com o compromisso de levar adiante nosso projeto. Assim, o Partido Democrático Trabalhista, através da deliberação de seus representantes, tendo em vista a disputa de segundo turno nas eleições municipais, vem tornar público seu apoio programático à candidatura de Manuela D’Ávila, mediante os seguintes compromissos.

  • 1 – Dar cumprimento a lei da Escola de Tempo Integral, implementando CIEP’S, nos moldes de Leonel Brizola.
  • 2 – Revogar as alterações na lei do plano de carreira dos servidores públicos realizadas no atual Governo.
  • 3 – Zerar o déficit de vagas na educação infantil.
  • 4 – Implementar a creche noturna para a mãe trabalhadora.
  • 5 – Retomar a hora atividade para planejamento e estudo dos professores da Rede Municipal.
  • 6 – Não privatização das empresas Procempa, Carris, DMAE e DEP.
  • 7 – Manter a gestão pública do Mercado Público.
  • 8 – Fortalecer o SUS, com foco no combate à pandemia, e retomar o programa de Saúde da Família.
  • 9 – Ampliar os postos de saúde com atendimento até as 22h.
  • 10 – Dar fim ao desabastecimento de água em Porto Alegre, como nas localidades da Lomba do Pinheiro e Morro Santana.
  • 11 – Política permanente de regularização fundiária e produção habitacional.
  • 12 – Implementar o Plano de Desenvolvimento Municipal para geração de emprego e renda na cidade.

O Partido Democrático Trabalhista tem compromisso com o desenvolvimento nacional, com a geração de emprego e renda, com o povo trabalhador, com as mulheres, jovens e, fundamentalmente, com as crianças. Importante ressaltar que este apoio se funda, pura e simplesmente, em ideais programáticos e no anti-bolsonarismo, no combate ao ódio e ao rancor. Neste sentido, ainda que com diferenças, a candidatura de Manuela D’Ávila é aquela que mais se assemelha ao nosso projeto.

Vamos em frente, Porto Alegre!

Fonte: horadopovo.com.br/pdt-entrega-carta-compromisso-e-sela-alianca-com-manuela-no-2o-turno-em-porto-alegre