PT do Rio decide apoiar Paes: “derrotar Crivella e Bolsonaro é decisivo”

Candidato a prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), enfrenta Marcelo Crivella (Republicanos) no segundo turno. Foto: Reprodução

O PT do Rio de Janeiro declarou apoio ao ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) na disputa pelo segundo turno das eleições municipais. O comunicado foi feito na terça-feira (17) pelo presidente do PT carioca, Tiago Santana.

Na nota divulgada, o partido diz que o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) é apoiado por Bolsonaro e é responsável pelo “caos administrativo, desconstrução das políticas sociais, sucateamento dos equipamentos municipais de saúde e educação, descaso com o funcionalismo e falta seriedade no combate à pandemia”.

“Crivella e seu padrinho representam a extrema direita, são a expressão de uma política intolerante, preconceituosa e sem cuidado com as pessoas”, continua o documento.

A decisão do PT no Rio de Janeiro foi saudada pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

“PT/RJ decide ajudar a derrotar o bolsonarismo. Vamos de @eduardopaes_   Acertadamente!”, disse Haddad no Twitter.

PT/RJ decide ajudar a derrotar o bolsonarismo. Vamos de @eduardopaes_ Acertadamente!

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) November 18, 2020

 O PT-Rio diz que Eduardo Paes “se coloca no campo do social liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático”. Mas ressalva que ele “hoje se encontra em um campo político distante das bandeiras que defendemos”. “Esperamos que Eduardo Paes, eleito, cumpra suas promessas eleitorais”, acrescenta.

“Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é decisivo. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente”, aponta.

No primeiro turno, a candidata do partido, a deputada federal Benedita da Silva terminou em quarto lugar com 11,27%, somente 904 votos atrás de Martha Rocha (PDT), que teve 11,30%.

Leia a nota do PT carioca na íntegra:

ELES NÃO!

ORIENTAÇÃO AOS PETISTAS SOBRE O SEGUNDO TURNO NO RIO

No 2º turno das eleições no Rio teremos a presença do atual prefeito Crivella e do ex-prefeito Eduardo Paes.

Crivella, apoiado por Bolsonaro, é responsável pelo caos administrativo, desconstrução das políticas sociais, sucateamento dos equipamentos municipais de saúde e educação, descaso com o funcionalismo e falta seriedade no combate à pandemia. Crivella e seu padrinho representam a extrema direita, são a expressão de uma política intolerante, preconceituosa e sem cuidado com as pessoas.

Eduardo Paes se coloca no campo do social liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático. No entanto, hoje se encontra em um campo político distante das bandeiras que defendemos.

Nós, petistas, temos clareza de nossa responsabilidade com a cidade e com os cariocas. Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é decisivo. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente.

Sendo assim, orientamos nossa militância e base social ao voto contra Crivella e Bolsonaro.

Esperamos que Eduardo Paes, eleito, cumpra suas promessas eleitorais. Nossa aguerrida bancada será implacável na defesa dos interesses do povo carioca, fiscalizando as ações do Executivo Municipal. Não desejamos nenhuma contrapartida. Cobramos, sim, a manutenção de seu compromisso com uma agenda democrática e que atenda as demandas mais sentidas para recuperação de qualidade de vida dos cariocas.

COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL – PT CARIOCA

Fonte: horadopovo.com.br/pt-do-rio-decide-apoiar-paes-derrotar-crivella-e-bolsonaro-e-decisivo