Santini, que demitiu servidora por agilizar extradição de blogueiro golpista, receberá medalha – Hora do Povo

José Vicente Santini com Bolsonaro. Foto: Reprodução

O secretário do Ministério da Justiça, José Vicente Santini, que demitiu uma funcionária do Ministério por ter dado andamento ao pedido de extradição do blogueiro golpista Allan dos Santos, vai ser homenageado com a medalha de grande oficial da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União.

Santini é secretário Nacional de Justiça e demitiu a delegada Silvia Amélia Fonseca de Oliveira, que também trabalhava no Ministério da Justiça, logo depois dela encaminhar o pedido de extradição de Allan dos Santos, feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Allan é investigado nos inquéritos que investigam as milícias digitais que atacam a democracia e opositores do governo Bolsonaro e também no que apura a divulgação de fake news e ataques contra integrantes do STF.

A delegada Silvia Fonseca de Oliveira fazia parte do departamento que cuidava justamente desse tipo de situação.

A Polícia Federal está investigando se a ordem para que ela fosse demitida saiu da cúpula do Ministério da Justiça, como apurou o The Brazilian Report.

O blogueiro Allan dos Santos tem uma relação próxima com os filhos de Jair Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro até pagou uma mansão em Brasília para Allan e o ajudou a fugir para os Estados Unidos durante a pandemia.

José Vicente Santini já tinha trabalhado na Secretaria-Geral da Presidência, mas foi demitido depois de ser flagrado usando um avião da FAB para viajar para a Índia e para a Suíça. Um ano depois, voltou para o governo no Ministério da Justiça.

A medalha de grande oficial da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União será entregue na quinta-feira (25), em um evento no Clube Naval de Brasília.

Cinco ministros do governo Bolsonaro serão homenageados: Anderson Torres (Justiça), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Defesa) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Fonte: horadopovo.com.br/santini-que-demitiu-servidora-por-agilizar-extradicao-de-blogueiro-golpista-recebera-medalha