Prefeitura de Teresina e Investe Piauí discutem investimentos tecnológicos no polo de saúde

Fotos: Ascom Semplan

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), por determinação do Prefeito Dr. Pessoa, se reuniu nesta segunda-feira (25), com a equipe do Investe Piauí, uma agência de atração de investimentos estratégicos, criada pelo Governo do Estado.

O encontro teve o objetivo de dialogar sobre os investimentos no polo de saúde de Teresina, através do Piauí Digital, com a implantação de um parque tecnológico. O plano de trabalho desse projeto tem como base o Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A reunião foi conduzida pelo Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque. E também teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Marcelo Eulálio, além de representantes da SAAD Centro e secretários executivos da Semplan.

De acordo com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, o ponto chave do encontro é desenhar uma ação integrada para o avanço desse polo de inovação na capital. “Nosso trabalho nesse projeto é a soma de esforços junto ao município para andarmos em conjunto. Com isso, estaremos empenhados em transformar digitalmente a saúde de Teresina com todo o apoio e mentoria do MIT. Dentro da FMS, que é a pasta central nesse desenvolvimento, vamos ter um permanente contato nesse diálogo”, explicou o presidente, que esteve acompanhado do chefe de operações, Christian Paz.

“Esse projeto já tem sido analisado junto à equipe de planejamento estratégico e também pela Fundação Municipal de Saúde, além da Semdec, e hoje analisamos o desenvolvimento dessa parceria. Há uma necessidade inerente ao desenvolvimento tecnológico de avançarmos nesse quesito. Temos certeza que será algo bem proveitoso e benéfico para a cidade e irá aprimorar a gestão do prefeito Dr. Pessoa”, complementou João Henrique Sousa, secretário municipal de planejamento.

A partir desse encontro, representantes do Investe Piauí, Fundação Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), estarão trabalhando afim de formar uma comissão para discutir e aprimorar dados e informações que possam viabilizar o desenvolvimento de um polo tecnológico em Teresina e avançar no conceito de cidades inteligentes.

“A Fundação de Saúde já tem avançado nas questões de implantações digitais para facilitar e organizar ainda mais as informações e dados do município. Esse trabalho está avançado e, claro, recebemos de forma positiva esse interesse em construir um polo tecnológico na área da saúde de Teresina. Sabemos que é uma referência na região meio norte do Brasil e precisamos nos modernizar e avançar nesses conceitos. Vamos integrar esse grupo para continuarmos nessa estruturação de uma saúde cada vez mais organizada e com soluções tecnológicas que aprimorem a atuação na cidade de Teresina”, concluiu o médico Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde.