Primeiro bebê nascido no Maranhão em 2022 é um menino | O Imparcial

“É uma mistura de felicidade com sensação de completude”, compartilhou Rebeca Santos Silva, de 28 anos, mãe do pequeno Caio Henrique, o primeiro bebê a nascer em uma unidade estadual de saúde em 2022. Ela deu à luz na Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O bebê Caio Henrique é o segundo filho do casal Rebeca e Fernando Santos Silva. Eles têm outro filho, o Kaleb, de 5 anos. De acordo com a mamãe, a primeira gestação foi aprendizado, enquanto que a segunda caracterizou-se pelo misto de surpresa e emoção.

“Meu primeiro parto foi cesáreo e o segundo foi normal. Enquanto um teve tudo programado, o outro foi completamente diferente, até porque a gente esperava ele só daqui a 10 dias. A sensação é que agora está tudo completo! O meu primeiro filho, Kaleb, sempre dizia que queria um irmão e quando soubemos que estava grávida do Caio, em momento nenhum se afastou, mas mostrou ser um verdadeiro companheiro”, disse Rebeca depois da correria na noite de ano novo. 

Estava tudo certo para o casal comemorar o ano novo entre amigos e familiares. Até que, por volta das 20h do dia 31 de dezembro, Rebeca começou a sentir fortes contrações. Às 21h eles tiveram a certeza que a hora havia chegado. Foi quando a peregrinação se iniciou. 

“Nós estávamos no Maracanã e chovia muito. Não tinha como sair de lá a não ser de Uber. Chegamos na maternidade perto da meia-noite e agora é só alívio e alegria. Deu tudo certo, graças a Deus”, contou Fernando.

O médico obstetra que fez o parto de Rebeca, Warles Melo, contou que fazer o parto é mais que trazer a criança ao mundo, é também cuidar da família no sentido emocional. “Às vezes, a própria paciente fica na dúvida se irá conseguir ou não, ainda mais quando o parto é do tipo normal. Pelo fato de aqui na Penha fazermos o trabalho constante de humanização, buscamos dar apoio emocional e suporte aos familiares para que juntos possamos chegar ao objetivo final que é o nascimento da criança e desfrutar da alegria que é um bebê”, contou.

Caio Henrique nasceu exatamente 00h30 do dia 1⁰ de janeiro de 2022, com pouco mais de 4 Kg. Além dele, outro bebê, uma menina, também nasceu na Maternidade Nossa Senhora da Penha no primeiro dia do ano. “Estamos sempre preparados para tudo. Pelo fato de trabalharmos com uma assistência voltada para o acolhimento humanizado, a nossa expectativa estava muito grande. É um SUS que dá certo, voltado para promover a vida”, disse a supervisora de Enfermagem e enfermeira obstetra, Ivaneide Serra. 

A Maternidade Nossa Senhora da Penha faz parte da rede materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e em seus seis anos de funcionamento já realizou mais de 649 mil atendimentos entre cirurgias, consultas, internações, diagnóstico de triagem neonatal e planejamento familiar. Além de pré-natal, parto e consultas, faz atendimento ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho).

Fonte: oimparcial.com.br/cidades/2022/01/primeiro-bebe-nascido-no-maranhao-em-2022-e-um-menino