Queda de paredão em Cânion de Capitólio-MG deixa sete mortos – Hora do Povo

Queda de paredão aconteceu após uma tromba d’água na região, informaram os Bombeiros – Foto: Reprodução/Twitter

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou ao menos sete mortes.

A identificação das vítimas ainda não foi informada.

De acordo com os bombeiros, uma tromba d’água teria causado o desprendimento da rocha que atingiu as embarcações. O Batalhão de Operações Aéreas foi acionado. As aeronaves estavam a caminho, porém não puderam continuar viagem devido ao mau tempo.

Segundo o porta-voz da corporação, o tenente Pedro Aihara, até o momento também há a confirmação de que 32 pessoas ficaram feridas, sendo 23 com ferimentos leves.

“Os corpos não estão no IML, estão em um posto de comando que foi montado provisoriamente em um clube náutico da região. Vinte e três vítimas foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio. Duas pessoas foram atendidas na Santa Casa de Piumhi, com fraturas expostas. Três vítimas estão na Santa Casa de Passos, não há confirmação sobre o estado de saúde delas e quatro vítimas estão na Santa Casa de São João da Barra com ferimentos leves”, explicou o tenente.

De acordo com Aihara, pelo menos 40 militares do Corpo de Bombeiros estão atuando na ocorrência, inclusive com uma equipe de mergulhadores e o apoio do helicóptero Arcanjo. Das três embarcações atingidas duas afundaram. Os dois mortos ainda não foram identificados. 

Um vídeo cuja veracidade foi confirmada pelos bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas.

Meu! Olha esse vídeo o povo avisando que estava tendo um rompimento da pedra! Que angustiante!

— 🏆Raione🏆 (@Rai_1908)

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Destas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.

Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito será instaurado para apurar causas e circunstâncias do acidente. “A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam na região dos cânions, em Capitólio-MG”, disse.

“A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local. Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido”, afirmou a marinha.

A Polícia Civil de Minas informou que está no local para identificar os danos e as causas do acidente.

Fonte: horadopovo.com.br/queda-de-paredao-em-canion-de-capitolio-mg-deixa-cinco-mortos-e-20-desaparecidos