Quem tem direito aos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica?

Famílias de baixa renda podem receber descontos na conta de luz por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Esse é um benefício do governo federal que reduz em até 65% o valor da cobrança. Hoje, segundo o Ministério da Cidadania (), mais de 23,7 milhões de brasileiros estão inscritos no programa.

O próprio MC é responsável pelas inscrições das famílias em situação de vulnerabilidade que se encaixam nos requisitos. Vale ressaltar que o percentual de desconto depende de qual foi o nível de consumo de energia do imóvel. Pelas regras, quanto menor o gasto maior é o benefício recebido.

Tarifa Social de Energia: quem recebe os descontos

Leia também

A inscrição no programa é realizado pelo Ministério da Cidadania a partir das informações existentes no . Dessa forma, é pré-requisito que a família esteja registrada na base de dados do governo. Assim que a família é selecionada, o MC notifica as distribuidoras de energia.

continua depois da publicidade

Os demais critérios dos descontos na conta de luz para cadastrados no CadÚnico são:

    É importante manter os dados sempre atualizados. Além dessas famílias, também têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica aquelas que:

      Tarifa Social de Energia: quais são os descontos

      A Tarifa Social de Energia Elétrica conta com duas tabelas de descontos na conta luz. Para o público em geral, a redução é de:

        Famílias indígenas e quilombolas contam com outras taxas, que são de:

          Os beneficiários precisam ficar atentos ao limite de consumo. Em todos os casos, os imóveis que ultrapassarem 220 kWh perdem o direito à redução da cobrança.

          Leia também

            Fonte: concursosnobrasil.com/beneficios-sociais/2022/04/29/quem-tem-direito-aos-descontos-da-tarifa-social-de-energia-eletrica