Apesar de otimismo com queda do número de casos, não é hora de relaxar – ViDA & Ação

Os números da evolução da Covid-19 parece terem entrado em queda, mas ainda registram. Mesmo assim, com o relaxamento das medidas de prevenção, muita gente está se animando e saindo amis às ruas. Mas nao é o momento ainda de relaxar. Temos ainda menos de 15% da população brasileira com o esquema de vacinação concluído em duas doses e a as novas variantes do coronavírus continuam a ameaçar.

Para lembrar a necessidade de manter a atenção, Em vídeo, médicos do Brasil agradecem aos heróis da luta contra a Covid-19: os cidadãos que respeitam as medidas de prevenção e se vacinam em todas as fases

O Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira, CEM COVID_AMB, dá início a uma campanha permanente com o objetivo de reforçar a importância de todos os cidadãos do País seguirem respeitando em 100% as medidas preventivas contra o SARS-CoV-2. A mensagem já começa a ser divulgada maciçamente em redes sociais e portais de entidades médicas e de parceiros voluntários.

Celebridades da TV, do Esporte, do Jornalismo e das mais variadas áreas trazem depoimentos em vídeos caseiros, para reforçar o mote da campanha do CEM COVID_AMB: “Heróis da batalha contra a pandemia são os brasileiros que usam máscara corretamente, mantém o distanciamento, evitam aglomerações e higienizam frequentemente as mãos, com água e sabão ou álcool gel a 70%.”

São depoimentos espontâneos de famosos de várias atividades visando a estimular os cidadãos a seguirem em atenção máxima às regras de prevenção e a vacinar logo que chegar a vez deles. Aliás, a eles os médicos do Brasil prestam uma bela homenagem no vídeo-mãe da campanha, modesta em recursos, mas gigante em atenção à saúde e amor à vida.

Em vídeo, médicos do Brasil agradecem aos heróis da luta contra a Covid-19: os cidadãos que respeitam as medidas de prevenção e se vacinam em todas as fases.

O que é o CEM COVID_AMB

A Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedades de Especialidade Médica diretamente relacionadas a assistência de pacientes acometidos pelo vírus SARS-Cov2 criaram o Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19, CEM COVID_AMB em 15 de março de 2021.

O CEM COVID_AMB monitora permanentemente a pandemia em todo o território nacional e as ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública, com o intuito de consolidar informações e, a partir de retratos atualizados, transmitir orientações periódicas de conduta para cuidados e prevenção aos cidadãos e aos profissionais da Medicina.

O Comitê também tem apoio de associações estaduais federadas e de Regionais das Sociedades Médicas. Em seu primeiro boletim, trouxe mensagem que leva à reflexão por se manter absolutamente atual.

“Nós, os médicos, estaremos sempre disponíveis para ajudar; e ajudaremos. Mas não trazemos a solução; hoje não a temos. A solução para a Covid não está nas mãos de mais de meio milhão de médicos do Brasil. Será resultado das atitudes responsáveis e solidárias de cada um dos cidadãos do País e das autoridades públicas responsáveis por implantar as medidas efetivas que se fazem necessárias para mitigar a enorme dor e sofrimento da população brasileira.”

Até o momento, foram produzidos, cerca mais de uma dezena de boletins CEM COVID_AMB com orientações para população e recomendações de condutas aos médicos. Todos esses boletins estão disponíveis para consulta e/ou download no link https://amb.org.br/category/cem-covid/. No mesmo link, há vídeos e podcasts. Confira ainda a composição de membros do Comitê em https://amb.org.br/cem-covid/cem-covid/.

https://drive.google.com/file/d/1QOxO3crMoYQBHVQGlbQrmhFIdYAJz6Br/view

Fonte: www.vidaeacao.com.br/apesar-de-otimismo-com-queda-do-numero-de-casos-nao-e-hora-de-relaxar