Após vencer o câncer de mama duas vezes, Linda Rojas será mãe – ViDA & Ação

Uma das vozes mais conhecidas no combate ao câncer de mama no Brasil, Linda Rojas hoje tem motivos de sobra para comemorar a vida. A paulistana que hoje vive no Rio de Janeiro enfrentou dois diagnósticos da doença antes dos 30 anos. Hoje, experimenta um dos momentos mais felizes de sua vida. Aos 34 anos, Linda está perto de realizar um dos seus maiores sonhos: ser mãe.

Grávida de oito meses do primeiro filho, Linda recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama em 2012, aos 24 anos. Na época, namorava o empresário carioca Caio Barreto. Angustiada e sem plano de saúde, a então estudante de Relações Internacionais começou uma jornada de autoconhecimento e de descobertas sobre a doença.

Após a primeira batalha e prestes a completar cinco anos sem a doença, Linda recebeu um novo diagnóstico, uma recidiva: o câncer tinha voltado na mesma mama. Em 2017, tudo recomeçou: o segundo diagnóstico dois meses após o casamento. O apoio do companheiro foi fundamental para vencer a nova batalha.

“O Caio realmente foi muito importante pra mim. O câncer de mama geralmente vem na mulher, mas todo mundo passa junto. O Caio representa todos aqueles que se colocam como parte da solução de um problema como esse, seja um vizinho, um filho, sua mãe… Pessoas que trabalham com você ou que fazem parte da sua equipe. É incrível quando se conquista algo juntos”, conta ela.

Ao se ver como paciente, Linda identificou possibilidades de melhorias na jornada de tratamento médico e descobriu o quanto o psicológico de quem vive com o câncer é afetado.

“Muitos assuntos relacionados ao câncer ainda são tabus. Por exemplo, não se fala sobre a vida sexual dos pacientes, ou a questão da fertilidade que em alguns casos pode ser comprometida pelo tratamento, sobre a maternidade no pós-doença, sobre implantes e reconstrução mamária… Esse tipo de informação passada com muita responsabilidade e muitas vezes com suporte de especialistas, torna a jornada mais leve”, conta ela.

Vida sexual e maternidade após o câncer

Ser mãe era um sonho antigo de Linda, que precisou ser ressignificado após seus dois tratamentos de câncer de mama, que podem ter como efeito colateral a infertilidade. A sugestão, no início da quimioterapia, foi o congelamento de óvulos, que ela não conseguiu fazer, pelo alto custo do processo e pela necessidade de começar o quanto antes suas sessões para tratar a doença.

A boa comunicação entre médico e paciente, pela qual Linda sempre prezou dentro e fora do consultório, possibilitaram conversas francas sobre o assunto, o que direcionou a equipe médica a dar alternativas, de acordo com o caso. Após mais de 7 anos tomando medicações que também geraram menopausa precoce no seu corpo, uma decisão foi tomada: Linda tentaria engravidar, com o apoio do seu marido e, claro, de todos os médicos, que recomendaram a interrupção da medicação.

“Desde 2012 que essa possibilidade é conversada com os médicos e principalmente após a recidiva em 2017. Eu mantive a esperança de ainda estar fértil, mas ao mesmo tempo me preparei para o caminho mais longo. Tentaria engravidar, mas já havia compreendido que a maternidade tão sonhada poderia ser exercida de outras formas”, comenta a influenciadora.

A tentativa foi um sucesso e em novembro chega o pequeno Martin, que já está sendo esperado cheio de amor por todos que acompanham a história de superação da família, que vive no Rio de Janeiro.

‘Uma Linda Janela’ gera ‘Pequenas Felicidades’

Com a criação do projeto Uma Linda Janela, Linda viu sua história ser exposta amplamente, chegando a empresas, hospitais, e claro, pacientes. Assim, começou a receber inúmeras mensagens de apoio, de pessoas que assim como ela, enfrentam o câncer. Hoje, seu Instagram contabiliza cerca de 70 contatos diários.

“O que eu realmente pretendo é levar essa mensagem de superação adiante, alcançar muitos corações, em qualquer lugar! Essa linda janela que se abriu após tanta luta me fez querer compartilhar que é possível, sim, enxergar a beleza da paisagem, seja ela qual for”, conclui.

Com 25 mil seguidores no Instagram e com conteúdo do blog lido em mais de 70 países, Linda tornou-se empreendedora social e transformou sua vivência no projeto de conteúdo ‘Uma Linda Janela’, levando a sua trajetória de superação para o ambiente corporativo com a palestra “Pequenas Felicidades”. Linda também consolidou seu ofício de consultoria empresarial com base na experiência do paciente, oferecendo dicas e fortalecendo processos de empresas.

Outubro Rosa com agenda cheia

Linda Rojas ministrando uma palestra virtual (Foto: Acervo pessoal)

Em 2016, Linda tornou-se palestrante quando foi convidada para palestrar por uma multinacional de recrutamento. A partir daí, tornou-se empreendedora a partir de sua própria história de superação. Os aprendizados adquiridos durante a jornada de enfrentamento da doença são compartilhados numa linguagem jovem, descomplicada e cheia de leveza.

O conteúdo flexível aborda temas como a visão do paciente, autoestima, empreendedorismo social, espírito de equipe, desafio versus oportunidades e, principalmente, superação. “A realidade de tudo o que vivi é transportada para o ambiente corporativo como uma mensagem de muita esperança e positividade e de que é possível. De que a vida continua. E de que os desafios podem se tornar, sim, grandes conquistas”, explica a empreendedora.

Em tempos de pandemia, a palestra também ganhou versão on-line e pode ser aplicada via internet em diversos formatos, chegando assim a qualquer lugar do país. Durante o Outubro Rosa, quando acontece a campanha mundial de conscientização de combate ao câncer de mama, Linda ministra palestras virtuais sobre os seus aprendizados em diversas empresas.

“Durante a pandemia, e especialmente no mês de outubro, q a proposta é levar esta mensagem cada vez mais longe não somente chamando a atenção de mulheres e homens pelo Brasil da importância da prevenção e diagnóstico precoce, mas também mostrando as grandes lições que aprendi nessa jornada”, explica Linda.

A consultoria trabalha serviços e principalmente a comunicação não-violenta e sensível, voltada ao paciente. Ainda em outubro, Linda estrelará uma campanha com foco em conscientização para as lojas Marisa, para a Dasa e para a farmacêutica Daiichi Sankyo.

 

Por Favor, Compartilhe!

Fonte: www.vidaeacao.com.br/apos-vencer-o-cancer-de-mama-duas-vezes-ela-sera-mae