Como deve ser uma escola segura na pandemia? – ViDA & Ação

O destaque da Agenda Postiva desta semana vai para o webinar “Como deve ser uma escola segura na pandemia”, que o Sabará Hospital Infantil em parceria com a Conexa Saúde, promove no dia 5 de maio (quarta-feira), às 19h30, pelo canal do Youtube Saúde da Infância.

Voltada para diretores e donos de escolas, pais, mães e responsáveis, a live abordará as principais necessidades de adaptação das escolas à pandemia, a liberação das aulas presenciais no Estado de São Paulo, a importância da vacinação dos professores e como os pais e educadores podem transformar a escola em um espaço de prevenção a saúde, tendo em vista que é o local que as crianças passam a maior parte do tempo.

A live será mediada pelo siretor médico do Sabará, Renato Vieira, e apresentada pelo infectologista e gerente médico Francisco Ivanildo Oliveira. Participarão ainda do encontro o gerente médico para desenvolvimento de Novos Negócios e Telemedicina do Sabará, Rogério Carballo Afonso; o diretor da unidade Maple Bear de Maceió. Teotonio Brandão Vilela Neto, e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I da Escola Fernão Gaivota Maple Bear Alphaville, a psicóloga Juliana Mendonça Bernini.

Para apoiar as escolas nesse momento, o hospital desenvolveu o Programa Sabará nas Escolas, que já está sendo usado em escolas da Rede Maple Bear e no Colégio PIO XII e visa ainda orientar e monitorar todos os profissionais das escolas. Para conhecer melhor o programa basta acessar: http://sabaranasescolas.com.br/

Atualmente, cerca de um terço dos indivíduos adultos sofrem com algum tipo de perturbação significativa do sono, em algum período no decorrer do ano. Há um consumo maciço tanto de substâncias para dormir quanto para se manter acordado e produtivo. Transtorno de um sujeito? Sintoma do mundo moderno?

O psiquiatra e psicanalista Mário Eduardo Costa Pereira, diretor do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS) da Unicamp, vai refletir sobre o sono e as perturbações derivadas dele no mundo atual na quinta-feira (6), às 18 horas, no Café Filosófico CPFL apresenta uma nova live “fica em casa”.

O episódio “Insônia” faz parte da série “Transtornada mente – uma visão da psiquiatria”, que debate o aumento dos transtornos mentais e a preocupação com a saúde mental nos dias de hoje, sob curadoria do psiquiatra Neury Botega. O Café Filosófico CPFL “fica em casa” é inédito, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Ative o lembrete para a live aqui.

Mário Eduardo Costa Pereira é professor titular em psicopatologia clínica pela Université de Provence/Aix-Marseille I, na França. Também é professor livre-docente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde também dirige o LaPSuS – Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade.

Com Assessorias

Fonte: www.vidaeacao.com.br/como-deve-ser-uma-escola-segura-na-pandemia