Diabetes: informação confiável faz toda a diferença – ViDA & Ação

O  pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nos rins, nos nervos e olhos, tendo relação direta com a catarata e possível cegueira.

O  é problema de saúde com alta incidência, atingindo pelo menos 12,5 milhões de brasileiros adultos. E, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de , para cada paciente com , existem pelo menos três com risco de ter a doença.

No mundo todo, dados da décima edição  Atlas  , divulgado pela Federação Internacional de  (IDF, na sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos de idade têm , um crescimento de 16% em dois anos.

Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da doença estão as escolhas alimentares, a obesidade e o sobrepeso. Entretanto, especialistas relembram que, mesmo quem não apresente fator de risco, deve fazer uma glicemia anual após os 45 anos. Isso porque o  é uma doença que não apresenta sintomas, pelo menos no início.

Agenda Positiva

Em 14 de novembro é promovido o    , doença que atinge 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de .

Para intensificar as informações a respeito da doença, o canal Hora de Agir, lançado pela FQM e no ar desde agosto, terá ações especiais com os influenciadores digitais Fred Prado () e Sonia Vanat (@), que irão compartilhar suas experiências e ajudar a esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Ao lado de profissionais de saúde, o projeto tem o propósito de discutir temas como o diagnóstico, tratamento e a prevenção da doença com informações nas redes sociais ( e ) e no site  .

O objetivo mostra que com cuidados corretos e hábitos saudáveis é possível que diabéticos tenham uma vida ativa e com os níveis de açúcar no sangue controlados. Para isso, a informação é essencial na hora de identificar o .

As páginas  Hora de Agir contam com materiais informativos para pacientes, familiares e amigos de diabéticos, ou aqueles que ainda não receberam o diagnóstico da doença. Ao longo  mês, as redes sociais  canal também incluirão outras ações, como publicações especiais, dicas, vídeos e curiosidades.

Por Favor, Compartilhe!

Fonte: www.vidaeacao.com.br/diabetes-informacao-confiavel-faz-toda-a-diferenca