Espírito olímpico também favorece a solidariedade – ViDA & Ação

Nem todos sabem, mas, durante os meses de inverno, o número de doadores de sangue cai de forma drástica, impactando significativamente nos bancos de sangue de todo o país. Além disso, devido à pandemia, que já causou uma queda considerável nas doações, muitos hemocentros chegaram a emitir sinal de alerta de situação crítica. Diante deste cenário, mais do que nunca, ações de conscientização são necessárias para não haver o risco de desabastecimento.

“Um evento de amor ao próximo! Doe sangue. Salve vidas”. Com este lema, a ação esportiva Atleta Sangue Bom finaliza neste sábado (31) uma ação para promover a conscientização das pessoas sobre a importância da doação de sangue, estimulando a captação de doadores, além de incentivar o cuidado com a saúde por meio da prática de atividades físicas. Realizada em sua segunda edição na cidade de Jundiaí-SP, durante todo o mês de julho, a corrida e caminhada virtual é um bom exemplo que une esporte e saúde e solidariedade.

A proposta não é só incentivar os atletas a doarem sangue, mas também alcançar novos doadores na população em geral. “Além do compromisso de cumprir o desafio, o mais importante é o atleta mostrar que apoia a campanha, sendo doador e convidando outras pessoas para fazerem a doação”, explica Tathiane Perez, gerente de comunicação da Uhuw Eventos, que organizao a corrida juntamente com a Infinite Run, com patrocínio da Castelo Alimentos. Os atletas que quiserem participar do desafio e do movimento de conscientização são muito bem-vindos, só os kits que estão esgotados.

Para se inscrever e participar do desafio não é obrigatório realizar a doação de sangue, mas a maioria dos atletas acaba aderindo à campanha. Além disso, todos que conseguirem completar o percurso proposto de 50 km ou 100 km são convidados a colocarem a sua medalha, tirarem fotos e marcarem a hashtag #atletasanguebomjundiaí, ampliando, assim, o movimento de conscientização.

Ao se inscreverem, os atletas recebem um kit contendo uma camiseta, uma medalha, uma gotinha antiestresse (para apertar com as mãos) e um vinagre de hortelã da Castelo Alimentos. Os inscritos devem completar o percurso de 50 km ou 100 km, sendo corrida ou caminhada, dentro do prazo entre 1 a 31 de julho.

Para isso, podem escolher os dias e horários que preferirem, de acordo com as suas possibilidades, podendo até mesmo correr ou caminhar um pouco por dia. O importante é completar o percurso, até o final de julho, e comprovar que cumpriu o desafio, registrando em um aplicativo de corrida, como o Strava, por exemplo.

Salve a Fernandinha – Como a ação esportiva foi criada tendo como princípio o amor ao próximo, os organizadores também estão recebendo doações de alimentos e materiais de higiene para destinar às famílias em situação de carência e uma parte do valor arrecadado com o desafio será doada para a campanha “Salve a Fernandinha”, que busca ajuda para pagar o tratamento contra a Leucemia Linfóide Aguda (LLA).

Mais informações: https://www.uhuweventos.com/atleta-sangue-bom

Desafio para ajudar hospital de câncer infantil

O principal evento esportivo do mundo começou no Japão e traz, junto com ele, o ambiente competitivo que toma o planeta e faz as pessoas entrarem numa atmosfera de promoção de atividade física e boa saúde. São duas semanas com as mais diversas competições esportivas disputadas por atletas de ponta, vindos de mais de 200 países. Com tudo isso, não há incentivo melhor para começar a mexer o corpo e adotar hábitos saudáveis. Melhor ainda, é possível entrar em forma e ser solidário.

O Hospital do GRAACC, por exemplo, está com inscrições abertas para o “Desafio Comexport GRAACC 30 anos”, para celebrar as três décadas da instituição, referência no tratamento de casos de alta complexidade em câncer infantil. Por conta da pandemia, no ano passado, o evento passou para a plataforma on-line. Este ano, o evento continua virtual e agora conta com mais duas novas modalidades: ciclismo e natação, além das tradicionais corrida e caminhada.

“O período dos Jogos Olímpicos é muito especial para todos nós. Com o clima esportivo, as pessoas se engajam mais ainda em participar deste, que é um dos mais importantes eventos de arrecadação, pois com o valor da inscrição o participante contribui diretamente para o tratamento das crianças no Hospital do GRAACC.”, explica Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do GRAACC.

As inscrições podem ser feitas no site https://www.upmedal.com/graacc, e o participante escolhe a prova que deseja realizar: Caminhada: 500m; 1km; 2km e 3km, Corrida: 5km; 10km; 21km e 42km, Natação: 150m; 300m; 500m; 600m; 1.000m e 1.200m ou Ciclismo: 30km; 50km; 70km e 100km. Depois desse processo, o kit escolhido segue para o endereço cadastrado na inscrição. Para comprovar a realização da prova é preciso enviar fotos ou inserir as informações no aplicativo da UpMedal.

São quatro opções de kits: medalha e número de peito (R﹩ 79,90); medalha, camiseta e número (R﹩ 129,90); medalha, camiseta, viseira e número (R﹩ 209,90) e o kit completo composto por medalha, camiseta, número, viseira, caneca, almofada, lixocar, luva de cozinha, toalha, toalha com garrafa e porta copos (R﹩ 390,90). Os itens do kit também estão disponíveis para vendas separadas: caneca (R﹩ 30,00); almofada (R﹩ 40,00); lixocar (R﹩ 25,00); luva de cozinha (R﹩ 35,00); toalha (R﹩ 15,00); toalha com garrafa (R﹩ 40,00) e porta copo: (R﹩ 20,00).

O Desafio tem patrocínio master da Comexport e também o patrocínio da Bloomberg e o apoio da AçoTubo, Cosan, Instituto Alcoa, Novartis e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Volta SP marca retorno das corridas de rua

 

Com idealização da ABRACEO – Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor, a Volta SP 10k foi confirmada para o dia 29 de agosto, marcando o retorno das corridas de rua na capital paulista após um ano e meio de paralisação devido à pandemia. A prova será o evento-modelo de corrida dentre os 30 anunciados pelo Governo de São Paulo para o segundo semestre, incluindo 14 eventos sociais, 12 de economia criativa, 2 esportivos e 2 de negócios.

Com percursos de 5k e 10k, a prova terá inscrições abertas no dia 29 de julho, através do site da ABRACEO. A prova seguirá uma série de protocolos de segurança, além de ser necessária a testagem prévia dos atletas. Em outubro de 2020, a própria ABRACEO promoveu a Corrida de Verificação de Protocolos onde foram aplicadas as normas estabelecidas para a retomada das corridas de rua. Assim como na Corrida de Verificação de Protocolos, realizada em 30 de outubro de 2020, em parceria com os órgãos públicos, Sociedade Brasileira de Medicina e Federação Paulista de Atletismo, a Volta SP 10k será organizada em parceria por empresas do segmento filiadas a Abraceo.

Devido aos protocolos de segurança, a Volta SP 10k será limitada a 1.200 atletas. Todos os inscritos deverão testar negativo para Covid-19 até 48 horas antes da prova e apresentar o resultado do teste para a organização. Os membros da organização também serão testados. Além disso, todos os corredores serão monitorados pós-prova, assim como já foi feito em 2020, garantindo ainda mais segurança aos participantes.

Durante a prova, os corredores e membros da organização, passarão por triagem na entrada com verificação de temperatura, além de ser vetado o acesso aos familiares e amigos no local da prova. Durante o período de permanência na arena, todos os participantes e organizadores deverão usar máscaras nas áreas comuns (espaço da prova, largada e chegada). Marcas no solo, cones e unifilas serão utilizadas para estimular e garantir esse distanciamento nos locais de maior risco de aglomeração.

Serão disponibilizados recipientes abastecidos com álcool gel 70% para higienização das mãos, instalados nos lugares de maior circulação de pessoas, de fácil visualização e acesso, bem como em número suficiente para atender a demanda e, que atendam também as necessidades dos portadores de deficiência, tais como pessoas com nanismo e cadeirantes. Além disso, pessoas com deficiências terão horários e locais exclusivos para atendimento.

Com Assessorias

Fonte: www.vidaeacao.com.br/espirito-olimpico-tambem-favorece-a-solidariedade