Idosos com 80 anos ou mais podem receber dose de reforço a partir desta terça (28/9)

Idosos a partir de 80 anos que tenham se vacinado com a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses podem tomar a dose de reforço a partir desta terça-feira (28/9). Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 40 mil pessoas nesta faixa etária já estariam aptas a receber o imunizante pela terceira vez.

Até então, apenas idosos a partir de 85 anos podiam ser vacinados com a dose de reforço. Conforme explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a baixa procura deste público vem preocupando as autoridades de saúde no DF. “A gente tem visto que ainda está com baixa aceitação. Foram apenas pouco mais de 2 mil vacinas aplicadas até o momento”, comenta.

Por este motivo, ele faz um apelo a esta população para que procure os postos e recebam a terceira dose. “Tem que vir. Mando um recado para os idosos, peço para que façam um esforço, é muito importante receberem esse reforço”, diz Valero.

Também nesta terça começa a vacinação de jovens com 12 anos com a primeira dose contra a Covid-19 no DF.

Tanta o reforço, quanto a imunização de adolescentes só podem ser realizadas com a vacina da Pfizer.

Vacinação nesta segunda (27/9)

Secretaria de Saúde continua, nesta segunda-feira (27/9), a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Podem buscar pela primeira dose do imunizante adolescentes entre 13 e 17 anos. Adultos podem ir aos postos receber a primeira ou a segunda aplicação.

Os idosos, com mais de 85 anos – e que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses – também já podem ir aos postos, receber a dose de reforço. Outro grupo alvo da campanha são aqueles que têm a D2 da Pfizer agendada até o dia 27 de outubro. Gestantes e puérperas continuam a receber o imunizante normalmente.

O funcionamento da maioria dos postos é de 8h às 17h. A tenda montada na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU), e outras quatro unidades básicas de saúde (UBSs), estarão abertas até às 22h.

Metrópoles