Municípios da Baixada oferecem exames gratuitos no Outubro Rosa – ViDA & Ação

Exame realizado em São João de Meriti no Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

Enquanto o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro não vem (quem sabe na campanha de 2022?), diversos municípios – principalmente na Baixada Fluminense, onde a demanda reprimida é ainda maior – resolveram investir em seus próprios equipamentos para oferecer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Marcando as ações neste Outubro Rosa, as cidades estão oferecendo exames gratuitos à população.

Em Nilópolis, o Caminhão da Mamografia ficou estacionado durante três dias no Parque de Eventos da cidade, no bairro Frigorífico, entre 14 e 16 de outubro. Iniciativa da Prefeitura junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), o equipamento móvel oferece às mulheres nilopolitanas exames como mamografia, densitometria, ultrassonografia e ecocardiograma. A previsão era atender 200 pessoas por dia, entre quinta-feira e sábado

“Moro aqui em frente ao parque e, quando vi o veículo, torci para que viesse nos atender. Estava agendada há um tempão e pude fazer o exame de mamografia aqui”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Maria Antônia Coimbra, 52 anos, que atualmente está desempregada.

Exame realizado em São João de Meriti no Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

Em São João de Meriti, a Secretaria de Saúde do município está disponibilizando o exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. Na manhã da última quinta-feira, (14/10) foi realizado primeiro exame com um mamógrafo novo e totalmente digital, do Meriti Imagens, no Centro de Imagens e Diagnósticos, localizado no interior do Hospital Municipal de São João de Meriti – Abdon Gonçalves.

Maria Inês, de 47 anos, foi a primeira paciente a utilizar o equipamento em Meriti. “Não é a primeira vez que realizo esse procedimento, já faço há mais de seis anos, anteriormente meu exame foi realizado no Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), gostei muito da praticidade de poder realizar meu exame aqui no município e já sair daqui com as imagens impressas”.

Todas as pacientes já estavam cadastradas pelo Sistema de Regulação e foram contatadas por telefone – não era possível realizar o exame na hora sem marcação prévia. Já em São João de Meriti a previsão é de 25 mil mamografias até o final do ano e só durante o mês de outubro, a expectativa é atender 3 mil mulheres.

‘Não fazia esse exame há mais de 2 anos’

Prefeito Abraãozinho e secretária de Saúde Lenise Monteiro visitam o Caminhão da Mamografia em Nilópolis (Foto: Divulgação)

Cuidadora de idosos, Marli José Rocha, 60 anos, mora no Centro de Nilópolis, fez uma ultrassonografia transvaginal e pegou o resultado na hora. “Esse exame foi solicitado pelo médico, no Posto Central, e eu precisaria esperar até o próximo ano. Por causa da pandemia, não fazia esse exame há mais de dois anos”, contou.

Maria Ana da Silva, 67 anos, é pensionista do Corpo de Bombeiros e costuma fazer sua mamografia no Hospital da corporação. Frequentadora da Casa da Mulher Nilopolitana, onde pratica ginástica, soube lá da chegada do veículo e compareceu ao local e não deixou passar a oportunidade de realizar seu exame.

Darlécia Marques, 52 anos, fez o preventivo no Posto Manoel Reis e a acompanhou até o Parque de Eventos. Para que ela pudesse fazer a mamografia, o filho mais velho teve que ficar com os dois irmãos autistas. “ A vinda desse caminhão é uma mão na roda para nós. Que bom que a prefeitura está fornecendo esse serviço”, agradeceu.

A presença do veículo em Nilópolis marca a campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida, que busca a conscientização da população para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero. O prefeito Abraãozinho salientou a importância do autoexame pelas mulheres e também de, em caso de confirmação de alterações no seio, buscar exames complementares.

A secretária municipal de Saúde Lenise Monteiro afirmou que a equipe do veículo inclui três médicos para realizar os exames. “A campanha Outubro Rosa é voltada principalmente para as mulheres, mas 1% dos casos de câncer de mama acontece com homens”, observou, acrescentando que essa média é da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Meriti, previsão é realizar 100 exames por dia

Prefeito Dr. João Ferreira Neto e secretária de Saúde Márcia Lucas conhecem o novo mamógrafo digital de Meriti (Foto: Divulgação)

 

O mamógrafo digital de última geração disponibilizado pela Prefeitura de São João de Meriti possui capacidade maior de atendimento, precisão nos exames e agilidade na entrega dos resultados, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcia Lucas. O  aparelho possui alta resolução e a imagem é entregue imediatamente ao paciente. Após 15 dias, ele retorna para buscar o laudo ou pode optar por recebê-lo via WhatsApp.

O prefeito Dr. João Ferreira Neto, informou que o novo mamógrafo realizará cerca de 100 exames diariamente e destacou ainda a importância do equipamento para São João de Meriti: “Estamos dando um grande presente para a população feminina meritiense. Esse mamógrafo de última geração pode ser considerado um dos maiores avanços na saúde local”.

E finalizou falando sobre a importância da realização do exame de mamografia não só em outubro, mas sim durante todo o ano. “A realização anual do exame de mamografia após os 40 anos é de suma importância, pois se o nódulo for descoberto ainda em fase inicial, tem maior chance de cura”, ressaltou o prefeito.

Em Meriti, é necessário apenas comparecer ao Centro de Regulação de Exames (Cemarc), na Rua Valério Vilas Bôas, 11 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com identidade, CPF ou cartão do SUS. Para as mulheres que estão fora dessa faixa etária, o atendimento deverá ser realizado com um especialista, em outra unidade. Neste caso, a paciente deve dirigir-se ao Espaço Femina, que fica na dentro da Unidade de Saúde da Vila São João, na Rua Euclides da Cunha, s/nº – Vila São João.

Com Assessorias de Nilópolis e São João de Meriti

 

Por Favor, Compartilhe!

Fonte: www.vidaeacao.com.br/municipios-da-baixada-oferecem-exames-gratuitos-no-outubro-rosa