#NÃOÉTBT: campanha da ONU alerta que pandemia não acabou – ViDA & Ação

Do Unic Rio

O termo Throwback Thursday popularizou-se nas redes sociais por meio da hashtag #TBT para marcar o compartilhamento de fotos e vídeos antigos, geralmente às quintas-feiras.  No dia 11 de novembro, também uma quinta-feira, a hashtag ganha um significado ainda maior quando o projeto Verificado, uma iniciativa global da ONU de combate à desinformação sobre a –, lança um  que convida os usuários a participar da campanha.

O recurso simula uma máscara com a mensagem #NÃOÉTBT e tem como objetivo chamar atenção para o fato que, apesar da flexibilização, a pandemia ainda não acabou. Assim, a campanha reforça para o público — principalmente o jovem — que algumas medidas de prevenção continuam sendo importantes, entre elas, o uso da máscara, especialmente em ambientes fechados e com pouca ventilação. A ação quer chamar também atenção para o fato de que a influência de um é a proteção de todos.

Apesar do avanço da vacinação, o uso de máscara ainda #NÃOÉTBT em muitas situações na realidade dos brasileiros. Para preservar os avanços obtidos no combate à pandemia, a iniciativa quer incentivar o cuidado individual, que precisa ser mantido de maneira a proteger a todos. Essa é ação é uma continuidade do projeto Verificado que, em 2020, alcançou bilhões de pessoas no mundo inteiro e que tem como meta mobilizar pessoas, organizações, redes, sociedade civil, empresas e plataformas de mídia em torno do compartilhamento de informações confiáveis e precisas sobre a –.

No Brasil, as ações do projeto Verificado incluem  projeção em homenagem às vítimas da pandemia no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; exposição com a Turma da Mônica; lançamento da  música “Avião”; festival de música online Cada Um De Nós, com participação de 27 celebridades; mural de graffiti com o artista Tito Ferrara e  webséries com a Agência Lupa; além de colaborações com Gloob, Quebrando o Tabu, Cartoon Network, Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro.

O projeto Verificado é coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo. É uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a desinformação em meio à pandemia, compartilhando informações confiáveis, precisas e que salvam vidas.

O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Acesse .

Por Favor, Compartilhe!

Fonte: www.vidaeacao.com.br/naoetbt-campanha-da-onu-alerta-que-pandemia-nao-acabou