Novembro Azul incentiva mais cuidados entre os homens – ViDA & Ação

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais incidente no sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata surgirão para a cada ano do triênio 2020-2022, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

É preciso estar muito atento aos fatores de risco, como idade, histórico familiar e alimentação rica em gorduras, além de realizar anualmente a revisão com um especialista. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir dos 50 anos devem procurar anualmente um especialista para avaliação e homens negros ou com histórico familiar, fatores de risco, devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45.

Por isso, a tradicional campanha   é fundamental para conscientizar a sociedade sobre fatores de risco, prevenção e cuidados gerais. A ação busca intensificar o encorajamento e a quebra de preconceitos, ainda presente entre os homens, para realização dos exames de rastreamento. O diagnóstico precoce é fator fundamental para sucesso do tratamento.

Em todo o país, instituições de saúde aderem à iniciativa. No Rio de Janeiro, durante todo o mês de , a fachada da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, estará iluminada de  em alusão à campanha  . Além disso, a equipe de Enfermagem da unidade de internação oncológica adotou o nos uniformes e equipamentos, reforçando a mensagem de cuidado.

Todos os que buscam o hospital neste período – pacientes, acompanhantes e visitantes – estão recebendo folhetos e botons metálicos de laço . Médicos também têm organizado sessões online abertas a outros profissionais de Saúde, para atualização da temática.

Empresa incentiva cuidados

A Howden Harmonia Corretora de Seguros tem criado atividades inovadoras para levar esses cuidados preventivos contra o câncer aos funcionários. A campanha  teve início em outubro, abrangendo a prevenção ao câncer de mama, no Outubro Rosa, quando foram enviados para a casa dos 117 colaboradores um kit surpresa em comemoração ao Dia da Família.

No presente, dentro de uma cartola, guloseimas, um kit de mágica para as crianças participarem da apresentação online do ilusionista Phillip Blue e a camiseta da campanha “Desafio pela Vida e Prevenção”, que marca a conscientização da importância de prevenir o câncer de mama e o de próstata.

Durante o evento online, foi realizado um sorteio em que os colaboradores foram divididos em times, cada um com o seu grupo de WhatsApp. Até 26 de , as equipes devem postar no grupo suas atividades relacionadas ao bem-estar e saúde, como fotos fazendo atividade física, comendo refeições saudáveis ou indo ao médico fazer exames preventivos, por exemplo. A maioria dos colaboradores se inscreveu para participar do desafio.

Cada atividade terá uma pontuação na tabela criada pela Alpha Fitness, parceira da Howden na plataforma de ginástica laboral e atividades online, disponível para todos os colaboradores.  Ao longo da “competição pela saúde”, serão lançados desafios nos grupos para que os times ganhem pontos extras, além de dicas sobre alimentação saudável, hidratação, sono.

Às terças-feiras, os resultados da semana anterior serão divulgados nos informativos da campanha e, ao longo da ação, os colaboradores receberão vídeos da enfermeira e da psicóloga da Howden Harmonia sobre prevenção do câncer de próstata (em outubro receberam sobre câncer de mama), incluindo abordagens de saúde preventiva e também sobre o aspecto emocional. Ao final, serão premiados com vouchers da Netshoes os três times com maior número de pontos e os três colaboradores com melhor performance individual.

Com Assessorias

Por Favor, Compartilhe!

Fonte: www.vidaeacao.com.br/novembro-azul-incentiva-mais-cuidados-entre-os-homens