Será que meu filho está crescendo normalmente? Que altura é a ideal? – ViDA & Ação

Todo pai ou mãe já deve ter se perguntado se o filho(a) está crescendo normalmente. Qual será a altura final? Até quantos anos ele vai crescer? São dúvidas muito frequentes. O crescimento envolve múltiplos fatores, entre eles a alimentação adequada, atividade física, sono, além de fatores genéticos e ambientais. O acompanhamento regular do crescimento é fundamental para que qualquer desvio seja diagnosticado precocemente. Quando o crescimento não é adequado para a idade e para o potencial genético da criança, uma avaliação clínica é necessária.

Diversas condições podem estar associadas a distúrbios do crescimento, como doenças genéticas, problemas hormonais ou outras doenças crônicas. Para ajudar os pais a identificarem possíveis problemas no desenvolvimento físico dos seus filhos, está sendo lançado um aplicativo gratuito para acompanhar o crescimento infantil, o Growth Journey™ (Jornada do Crescimento™).

Por meio de fotos tiradas com o próprio celular, a tecnologia possibilita que os pais acompanhem todas as fases do crescimento da criança e identifiquem possíveis distúrbios precocemente. Nessa plataforma, também é possível localizar médicos especialistas em crescimento por geolocalização. O aplicativo, totalmente gratuito, foi desenvolvido pela Novo Nordisk e está disponível para download nos sistemas operacionais Android iOS.

A criança ser um pouco mais alta ou mais baixa que as outras da mesma idade pode ser normal, já que a ‘estatura ideal’ pode variar bastante, inclusive em função da altura dos pais. Mas, se ao colocar a altura dele no gráfico de crescimento (aquele em que o pediatra marca a relação altura por idade) e ela ficar muito baixa ou mudar de canal de crescimento, é preciso conversar com o pediatra. É possível que haja um distúrbio de crescimento que precisa ser investigado e tratado”, informa Erika Miyamoto Fortes, gerente médica de Distúrbios Endócrinos Raros da Novo Nordisk Brasil.

Para auxiliar na conversa com o pediatra, também está disponível um site em português com conteúdo informativo sobre diferentes tipos de distúrbios do crescimento, o que esperar do desenvolvimento da criança em cada fase, além de artigos exclusivos para saber mais sobre a vida com distúrbio do crescimento e de que forma os pais podem auxiliar seu filho ou filha no tratamento. O aplicativo e o site fazem parte da campanha “Mais Que Altura”, promovida pela Novo Nordisk, que visa conscientizar sobre os impactos dos distúrbios endócrinos raros na saúde e no bem-estar da pessoa.

Uma live no dia 15 de julho, às 19h30, vai tirar dúvidas sobre distúrbios do crescimento com o endocrinologista pediátrico Rafael Mantovani, membro da Divisão de Endocrinologia da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a pediatra Margaret Boguszewski, professora do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acompanhe pelo Facebook YouTube.

Fonte: www.vidaeacao.com.br/sera-que-meu-filho-esta-crescendo-normalmente-que-altura-e-a-ideal