Vacinação: Ministério da Saúde anuncia terceira dose contra a covid-19 para maiores de 18 anos

São Paulo – O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (16) a liberação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para todas as pessoas maiores de 18 anos. O intervalo para o reforço também diminuiu, passando de seis para cinco meses.

O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Marcelo Queiroga, no lançamento da chamada megacampanha de vacinação, que vai alertar a população para a importância de completar todo esquema vacinal. De acordo com o ministro, mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço em novembro e 21 milhões ainda não completaram a imunização.

De acordo com o , na faixa entre 25 e 39 anos há quase 10 milhões de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose. Até agora, a dose de reforço estava aprovada somente para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

A decisão de ampliar a oferta da dose de reforço para toda a população adulta foi tomada pelo ministério com base em dois estudos contratados pela pasta, com a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade de Oxford.

Na sexta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu uma solicitação da Pfizer para autorização da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica em crianças entre 5 e 11 anos.

A dosagem da vacina, de acordo com informações da companhia, será ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos, com frascos diferentes e dosagem específica para cada grupo. A Anvisa tem prazo de até 30 dias para avaliar o pedido.

Leia também:

Fonte: www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2021/11/vacinacao-terceira-dose-covid-18-anos