“Se o Brasil depender de Mantega, vamos afundar de vez”, afirma Ciro Gomes – Hora do Povo

O ex-governador Ciro Gomes (PDT). Foto: Miguel Schincariol – AFP

O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou que o programa econômico apresentado pelo ex-ministro Guido Mantega, em artigo “é uma mistura de ‘Carta aos Brasileiros’ envergonhada e nacional desenvolvimentismo de araque”.

“Se o Brasil depender destes senhores para sair do atoleiro, vamos afundar de vez. A questão central – mudança do modelo econômico – vira uma pergunta minúscula e covarde”, continuou o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda.

O artigo de Mantega, intitulado “Bolsonarismo levou Brasil à crise, e retomada virá com o seu fim”, foi publicado na terça-feira (4), na Folha de S.Paulo.

Para Ciro, “a síntese do pensamento econômico do lulismo, pobre e cinicamente produzida por Guido Mantega, hoje na Folha, é uma das peças mais hipócritas e ambíguas já vistas”.

“Esconde vergonhosamente Dilma, manipula números e transfere toda culpa para o execrável e igualmente culpado Bolsonaro”.

“Ou seja, fugindo das suas culpas que são imensas, o lulismo já reedita o famoso álibi da ‘herança maldita’, agora com sinal invertido e duplicado”.

“Quem temia que a proposta econômica do petismo fosse o ‘mais do mesmo’ ficou ainda mais frustrado: é o ‘menos do mesmo’”, completou Ciro Gomes.

No artigo, Guido Mantega não cita a política econômica do governo de Dilma Rousseff e não mostra os dados, todos indicando o começo da crise econômica, deste período.

Ele defende, também, a continuidade do “tripé macroeconômico” neoliberal (câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário).

O assessor econômico de Ciro, Nelson Marconi, escreveu o artigo “É preciso coragem para mudar o modelo econômico fracassado”, publicado um dia antes do de Mantega.

Nele, Marconi afirma que o governo federal deve praticar políticas que busquem incentivar o crescimento industrial no Brasil, como a tributação de lucros e dividendos e desoneração da produção.

Fonte: horadopovo.com.br/se-o-brasil-depender-de-mantega-vamos-afundar-de-vez-afirma-ciro-gomes