No domingo (6), o lançamento oficial da quinta geração de redes móveis no Brasil – o chamado 5G – completou três anos. De lá para cá, 1.025 municípios receberam a tecnologia, o que significa mais de 70% da população coberta. São atualmente 47,2 milhões de clientes das operadoras usando o 5G.
Os dados foram divulgados e celebrados essa semana pela Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as maiores operadoras em atividade no País. Segundo a entidade, as empresas atenderam todas as metas previstas pelo edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para julho de 2025, e ainda avançaram em 60% nos compromissos estipulados para 2026.
As operadoras instalaram 73% das antenas previstas nas metas do edital até 2030. São 45.281 antenas de um total de 62.275 planejadas.
Leia também: Concentrix reinventa operações no Brasil com consultoria e inteligência artificial
“Isso significa que ao término do prazo estipulado pela Anatel, a cobertura do 5G será muito maior do que o exigido pela agência no edital”, projeta em comunicado Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis. Entre 2021 e 2024, segundo ele, a maior parte dos R$ 156,2 bilhões investidos pelas empresas foi destinada à construção da infraestrutura para o 5G.
O leilão das frequências usadas no 5G ocorreu em novembro de 2021, e o lançamento da primeira operação oficial ocorreu em 6 de julho de 2022 em Brasília (DF). O leilão estabeleceu compromissos de cobertura e investimentos, prevendo inclusive a cobertura de áreas remotas. Também a oferta do chamado “5G standalone”, ou “5G puro”, em que apenas novas tecnologias são aplicadas nas redes, sem uso de infraestrutura legada do 4G.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/5g-3-anos-br-73-antenas-previstas-instaladas/