Os astronautas da Nasa Sunita Williams e Butch Wilmore concederam sua primeira entrevista coletiva após ficarem quase nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Durante a conversa com alguns veículos de comunicação, os cientistas falaram sobre a missão e afirmaram que não tinham pressa de voltar para casa.
Williams mencionou que estava tranquila, pois sabia que uma equipe de pessoas que olhavam pelo programa sabia a melhor forma e hora dos astronautas retornaram para casa.
Os dois chegaram a ISS em julho de 2024 e até retornariam antes, mas a Nasa decidiu que levar Williams e Wilmore para casa a bordo de sua cápsula Boeing Starliner seria muito arriscado. A agência, então, optou por incluir a dupla na rotação regular da tripulação da Estação Espacial Internacional.
Essa decisão é o motivo pelo qual a dupla voltou para casa com Hague e Gorbunov na cápsula Crew-9, da SpaceX, há quase duas semanas.
Em relação a isso, Wilmore completou que qualquer astronauta da Nasa poderia ter passado pela situação e assegura que outro profissional teria tomado a mesma atitude, por receber a mesma preparação que eles na Terra.
Logo no começo da conferência, ambos os astronautas agradeceram por retornarem com segurança para casa, além de estenderem os cumprimentos ao programa, aos treinadores e à Space X, sempre salientando que o trabalho deles envolve um trabalho em equipe.
“Soube que as pessoas estavam interessadas e preocupadas com a nossa saúde”, cita Suni, que menciona estar hornada de ter feito parte deste acontecimento. “É importante ter notícias sobre a exploração espacial”.
Butch, complementa, citando ser grato por estar em uma nação que se envolve nos processos, ora e se preocupa com os demais. Ao longo de suas respostas, o astronauta se apega à sua fé e disse que todo mundo vive com arrependimentos, medo e que sempre aprendemos com isso. “Ainda há muito o que aprender ainda”.
Logo no início do bate-papo, Wilmore afirmou que todos, inclusive ele, eram culpados até certo ponto pelos problemas no voo de teste com a nave da Boeing.
Além de tomar parte da responsabilidade, ele citou: “A Boeing é a culpada? Eles são culpados? Claro. A Nasa é a culpada? Eles são culpados? Claro. Todo mundo tem uma parte nisso… Houve algumas deficiências nos testes e deficiências nos preparativos que não previmos”.
Apesar do ocorrido, ambos os astronautas afirmaram que participariam de outro voo tripulado pela Starliner, da Boeing.
Enquanto Butch garante que correções serão realizadas para reparar o que deu erro, Suni acrescenta elogios à aeronave, citando que fazer parte do programa é uma honra para ela.
Dificuldade em estar longe da família e o tão esperado retorno
Durante a coletiva, algumas perguntas pessoais foram realizadas aos astronautas, que quando embarcaram no voo, não contavam em ficar quase nove meses longe de seus entes queridos.
Butch Wilmore mencionou que apesar de ser difícil, em sua família, sempre houve uma preparação para que essa possibilidade tornasse a acontecer. “Treinamos nossas filhas assim desde que nasceram. Essa não é uma ocupação comum e elas entendem isso. Embarcamos nisso tendo ciência disso”, explica, deixando claro o quanto se orgulha delas.
Suni, por sua vez, falou bastante sobre o retorno, onde mencionou que sua lista de desejos está maior do que quando ela deixou a Terra no ano passado. “Quando você volta do espaço, tem muita coisa que você gostaria de fazer”, acrescenta.
Antes de voltar da ISS, ela ainda menciona o que pensava em fazer e o que desejava comer. Aos jornalistas presentes, ela diz que gostaria muito de abraçar seu marido e seus cachorros, e brinca ao dizer que não necessariamente nesta ordem.
Na sequência, ela ainda revelou que seu pai era vegetariano e ela comeu um sanduíche de queijo grelhado quando chegou à Terra, prato que a fazia se lembrar dele.
*matéria em atualização
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/apos-9-meses-no-espaco-astronautas-dizem-que-nao-tinham-pressa-para-voltar/