IA é a tecnologia mais importante para o futuro, segundo 87% dos executivos brasileiros

Uma pesquisa feita pela EY e divulgada recentemente revelou que 87% dos executivos brasileiros consideram a inteligência artificial a tendência mais importante para os próximos três anos. Para 85%, a produtividade impulsionada pela tecnologia será a segunda maior tendência, com o foco em inovação em terceiro lugar com 83% das respostas.

Entre as tecnologias disruptivas, a inteligência artificial e a IA generativa aparecem como prioridade na primeira e na terceira colocação, com 88% e 78% dos respondentes brasileiros, respectivamente. Analytics e Big Data perderam relevância como tecnologia “top-of-mind”, indo de 91% para 78% do ano passado para esse.

“Isso não necessariamente indica que a tecnologia ficou ultrapassada, mas pode ser reflexo do bombardeamento sobre AI e GenAi que tem acontecido na mídia no último ano”, pondera em comunicado Victor Guelman, sócio-líder de market e business development da EY Brasil.

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Em toda América Latina, 80% classificaram o impacto da inteligência artificial em novas áreas como a tendência global mais importante, seguido por foco em inovação para 79% e produtividade impulsionada pela tecnologia para 79%. Em relação às tecnologias disruptivas, o ranking é o mesmo do Brasil: IA (83%) e IA generativa (78%) lideram, com a segurança cibernética aparecendo logo em seguida, com 72% das respostas.

O estudo – chamado Desafios e Tendências das Empresas em Latam 2025 – teve participação de executivos de 18 países, incluindo o Brasil. Foram entrevistados 1.720 líderes, 207 deles no Brasil, entre 4 de fevereiro e 24 de março de 2025.

Desafios internos e externos

Brasil e América Latina aparecem no estudo com expectativas alinhadas para os próximos três anos no que se refere aos desafios internos. No País, melhorias operacionais, produtividade e custos (34%), crescimento da participação de mercado (30%), tecnologia e transformação digital (26%) vem em ordem, com estratégia e transformação empresarial (23%) e gestão, experiência e qualidade de serviço ao cliente (18%) em seguida.

Na região, os três primeiros desafios internos são os mesmos do Brasil, com leve diferença nas porcentagens: 28%, 28% e 27%, respectivamente. Os outros dois são estratégia e transformação empresarial (25%) e inovação (18%).

Os desafios externos mais citados pelos executivos brasileiros estão relacionados com a entrada de concorrentes e substitutos, tanto globais como locais (34%); seguido por cenário econômico local (31%); riscos inerentes ao setor (30%); mudanças na demanda, preferências e comportamento dos clientes e consumidores (28%) e reformas tributárias (26%).

Para os demais líderes da região, o ranking é composto por cenário econômico local (30%); incerteza política local (27%); entrada de novos concorrentes e substitutos, tanto globais quanto locais (27%); mudanças na demanda, preferências e comportamento dos clientes e consumidores (27) e riscos inerentes ao setor (26%).

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Fonte: https://itforum.com.br/noticias/ia-tecnologia-futuro-brasileiros/