O foco da Intelbras mudou. Aproveitando a consolidação em mercados como condomínios e setores B2C, a empresa de tecnologia decidiu concentrar seus esforços em ampliar sua participação em TIC no mercado B2B. A estratégia, segundo Raphael Rabello, gerente executivo de Soluções e Projetos da companhia, é iniciar ampliando as vendas na área de segurança das organizações.
A percepção de que essa era uma oportunidade surgiu a partir do relacionamento da empresa com o mercado financeiro. De acordo com o executivo, há aproximadamente cinco anos a companhia vem desenvolvendo soluções como no-breaks, câmeras e softwares de monitoramento para atender ao setor. O que começou com a segurança foi, aos poucos, se expandindo para outras áreas do negócio.
Um exemplo é o Santander. Em 2017, o banco figurava entre os mais atacados por grupos criminosos no país e chegou a registrar perdas de cerca de R$ 77 milhões em decorrência dessas investidas. Diante dos problemas recorrentes e de soluções de segurança descentralizadas, a instituição buscou a fabricante brasileira para trazer mais robustez às suas operações.
Inicialmente, a Intelbras atuou instalando câmeras de segurança em algumas agências bancárias e implementando sistemas de monitoramento. Posteriormente, as empresas ampliaram a parceria para a tesouraria inteligente, um sistema de reconhecimento facial com inteligência artificial (IA) que identifica os funcionários autorizados a acessar os cofres dos bancos. Os aprimoramentos, segundo Rabello, resultaram em uma redução de quase 90% nas perdas financeiras que o Santander sofria com os ataques.
Leia mais: Exclusiva: Simpress anuncia expansão de parceria com AMD
Atualmente, o banco espanhol conta com câmeras Intelbras em 85% de suas agências no Brasil, além de outras soluções, como o sistema de detecção de incêndio e todo o suporte de infraestrutura no data center da empresa, localizado no país. Mas a porta aberta permitiu que a companhia avançasse um pouco mais, trazendo a identificação facial como uma ferramenta de negócios, que hoje ajuda o Santander a conhecer melhor o público que frequenta suas agências.
“Nós conseguimos dizer se uma agência é mais frequentada pelo gênero feminino ou masculino, por pessoas de meia-idade, jovens, ou se há diferentes perfis em determinados horários”, conta Rabello.
A experiência despertou o desejo de fazer ainda mais e avançar para outras áreas. De acordo com o gerente, após alcançar quatro dos cinco maiores bancos do país, o próximo passo é ampliar a base de clientes no varejo. “Esse é um mercado que também demanda muitas soluções e é muito sensível a preço, por conta da sua competitividade. Queremos poder ajudar não só com a parte de segurança, mas também a tornar as operações ainda mais eficientes.”
Rabello não informou projeções de crescimento para este ou os próximos anos, mas garantiu que este é um grande foco da empresa no momento. Inclusive, na vertical de Governo, o executivo afirmou que a Intelbras busca ser uma referência na construção das Smart Cities, atuando desde a infraestrutura necessária para conectividade e leitura de placas e veículos, até a implementação de infovias e sistemas de reconhecimento facial. Também oferece suporte aos data centers construídos para viabilizar todo esse ecossistema.
“Nós somos uma marca brasileira, que tem acompanhado o crescimento desse mercado no Brasil, impulsionado pelas demandas por energia limpa e sustentável. Então essas iniciativas, dentro do segmento enterprise, trazem muitas oportunidades de expansão.”
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/intelbras-ampliar-enterprise/