Com um portfólio diverso, estando presente em mais de 300 mil pontos de venda em 3,2 mil cidades em todo o país, a M.Dias Branco precisava de ajuda para olhar suas estratégias de vendas. Foi então que a empresa decidiu aumentar o seu escopo de tecnologia e utilizar agentes de inteligência artificial (IA) para fazer este trabalho.
Agora, o time de vendas da companhia, formado por mais de 300 profissionais, tem mais uma colaboradora, a Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida com exclusividade para a companhia pela A3Data, em parceria com a AWS.
Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.
“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor executivo de TI da M.Dias Branco.
Leia mais: O dilema dos dados: por que 30% dos projetos de IA falham antes mesmo de decolar
Com o suporte da assistente, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil. Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados — tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.
“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M.Dias Branco.
Para apoiar a companhia nesse desafio, a A3Data desenvolveu uma aplicação baseada em inteligência artificial generativa (GenAI), utilizando a infraestrutura de nuvem da AWS. A Manu permite que a M. Dias Branco utilize algoritmos para automatizar a coleta, o processamento e a análise dos dados.
“Como resultado, a M. Dias Branco reduziu significativamente o tempo necessário para gerar análises sobre os cálculos, além de acelerar a produção de relatórios, permitindo que os insights estratégicos sejam acessados, criando mais proatividade entre as equipes operacionais”, explica Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
A IA habilita análises detalhadas e personalizadas, alcançando diferentes dimensões do negócio, como unidades de produção, regiões e produtos específicos. Isso facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a resolução de problemas antes que eles impactem negativamente a performance de vendas e financeira da empresa.
Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou mesmo as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais dinâmica para a tomada de decisão mais rápida.
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/m-dias-branco-utiliza-ia/