O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças de liderança no setor de tecnologia e em áreas de TI no mercado brasileiro. Confira abaixo:
Grupo Carrefour Brasil
O Grupo Carrefour Brasil anunciou Aydes Marques como seu novo chief digital officer. O executivo ficará responsável por liderar a transformação digital e a inovação em todas as bandeiras do grupo – Carrefour, Atacadão e Sam’s Club – com foco em agilidade, integração de processos e fortalecimento da estratégia de omnicanalidade.
Com a mudança, Vanessa Paulino de Souza foi promovida a CIO e COO do Banco Carrefour. Antes, era diretora de planejamento estratégico, clientes e dados, e seguirá à frente da área de dados.
Para a posição de Vanessa, Talita Franco Feliciano foi nomeada diretora de planejamento estratégico, analytics, parcerias e clientes. Ela atuava como superintendente de parcerias on e off e agora terá a missão de fortalecer alianças estratégicas e promover uma experiência centrada no cliente.
Wigoo
A Wigoo, empresa do setor de marketing e tecnologia, anunciou a nomeação de Dib Sekkar e Gustavo Santana como coCEOs. A nova estrutura de liderança contempla a divisão das frentes de operações e negócios entre os dois executivos. O modelo de coliderança visa reforçar a atuação colaborativa da gestão e alinhar as estratégias às demandas de mercado.
O time executivo segue com Luiz Ruiz como chief sales officer (CSO), responsável pelas áreas comercial e de marketing, e Gabriel Dos Santos como chief technology officer (CTO), à frente de tecnologia e dados.
“Sempre acreditei em liderança colaborativa e o crescimento da Wigoo é fruto dessa mentalidade de trabalho em conjunto. Por isso, faz tanto sentido ter o Gustavo Santana ao meu lado também como CEO, atuando sempre alinhados com o Luiz Ruiz e o Gabriel Dos Santos”, afirmou Sekkar.
“Todas as estratégias na Wigoo são desenhadas pensando em resultados reais e sustentáveis, atendendo às demandas, e abertas a inovações. E a nossa mudança na liderança também seguiu esse processo”, complementou Santana.
Neogrid
A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados voltado à gestão da cadeia de consumo, anunciou a promoção de Diogo Ribeiro de Souza ao cargo de chief technology officer (CTO). O executivo passa a liderar a área de tecnologia da companhia com foco em eficiência operacional, escalabilidade e governança, além de impulsionar a cultura de inovação por meio do uso estratégico de dados e inteligência artificial.
Ribeiro tem mais de 20 anos de experiência em cloud computing e segurança da informação. Antes da nova função, liderava a área de Cloud & Security na própria Neogrid. Já atuou também em empresas como Eiti Soluções, Dígitro, Altenburg e Datasul, conduzindo projetos de modernização e liderando times de alta performance.
“Estou muito motivado com o desafio de potencializar a cultura de inovação que já é parte da essência da Neogrid, impulsionando a evolução contínua com o uso estratégico de dados e inteligência artificial. A Neogrid vive um momento de aceleração e a tecnologia tem papel central nessa jornada. Minha missão como CTO é liderar iniciativas que transformem tecnologia em valor real para nossos clientes, priorizando soluções inteligentes, times engajados e decisões que sustentem nosso crescimento com qualidade”, ressaltou Ribeiro.
Luby
A Luby, consultoria de desenvolvimento de software com atuação global, anunciou Marcelo Feltrin como seu novo head de financial services. O executivo será responsável por liderar a atuação da empresa no setor de serviços financeiros, aplicando estratégias de desenvolvimento de negócios, vendas e marketing voltadas ao crescimento nesse segmento.
Com mais de 15 anos de experiência, Feltrin ocupou cargos de liderança em empresas de software, com foco em decisões estratégicas e expansão comercial.
“Estou animado com a chegada ao time da Luby, que só cresce! Quero colocar em prática todo o meu profundo conhecimento de mercado e ampla rede de contatos, especialmente no setor de serviços financeiros”, comenta Marcelo.
Sólides
A Sólides, empresa de tecnologia voltada à gestão de pessoas para pequenas e médias empresas, anunciou Bruno Lotfi como seu novo diretor de vendas. O executivo terá a missão de escalar a operação comercial da companhia, fortalecer processos internos e preparar a área de vendas para um novo ciclo de crescimento.
Com 20 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing, Lotfi já atuou em empresas como Intel, Claro, Getnet e, mais recentemente, foi vice-presidente de vendas e CS na nstech. Ao longo da carreira, liderou grandes equipes, com foco em resultados e expansão comercial.
“A Sólides acredita nas pessoas, e eu também. Minha missão é transformar vendas em um motor de impacto, crescimento e resultado. Estou aqui para construir algo grande, com significado”, afirmou Lofti. “O mercado é competitivo, mas cheio de oportunidade para quem sabe, além de criar a estratégia, executar com excelência. Pretendo transformar a área comercial da Sólides em uma máquina de crescimento ainda mais previsível, com processos, rituais e foco em resultados. Chego para somar, acelerar e levar a Sólides a um novo patamar”.
É formado em Propaganda e Marketing e possui MBAs em Gestão de Negócios e Gestão Financeira.
Edenred
A Edenred Brasil, plataforma digital para serviços e meios de pagamento com atuação nas áreas de benefícios, mobilidade e soluções financeiras, anunciou Marcelo Cosentino como seu novo gerente sênior de comunicação corporativa. O executivo irá liderar as estratégias de comunicação interna e externa do grupo, com foco no fortalecimento da reputação institucional e no aumento do engajamento com públicos internos e estratégicos.
Cosentino possui ampla experiência em comunicação corporativa, com passagens por empresas como Renault, Cummins, Volvo e, mais recentemente, Toyota do Brasil, onde liderou projetos de posicionamento institucional e fortalecimento de marca.
“É um privilégio fazer parte da Edenred, uma empresa líder global que tem a inovação e sustentabilidade no centro de sua estratégia. Assumo este novo desafio com entusiasmo e a convicção de que a comunicação é uma aliada essencial na construção de conexões genuínas entre cultura, pessoas e resultados. E isso vai ao encontro do propósito do Grupo de ‘Enriquecer conexões. Para o bem e para sempre’”, destacou Cosentino.
É formado em Jornalismo pela Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA) e pós-graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP).
Siemens
A Siemens Brasil, empresa de tecnologia com atuação em indústria e infraestrutura, anunciou Mariana Ceripieri como sua nova diretora de pessoas e organização. A executiva terá como missão fortalecer a cultura organizacional da companhia, impulsionar o desenvolvimento de talentos e promover um ambiente de trabalho que valorize a diversidade e a inovação.
Com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos, Mariana construiu sua carreira em multinacionais como Novartis, Bayer e Unilever. Atuando internacionalmente, desenvolveu uma visão global e estratégica na gestão de equipes antes de ingressar na Siemens.
“É uma grande honra integrar a equipe da Siemens e somar esforços para cumprir sua missão de contribuir para a transformação digital da indústria e da infraestrutura brasileiras, promovendo uma cultura organizacional forte e centrada nas pessoas”, destacou a nova diretora de pessoas e organização.
É formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA pela Fundação Dom Cabral.
CBYK
A CBYK, empresa de serviços multidisciplinares em tecnologia, anunciou Alcione Giovanella como seu novo partner. O executivo irá liderar a estratégia de transformação digital no setor financeiro, com foco na integração de soluções com inteligência artificial, squads ágeis e performance digital. Também será responsável pelo desenvolvimento da unidade de Antifraude, incorporando soluções de monitoramento, automação e IA ao portfólio de BPO.
“A CBYK busca consolidar seu posicionamento como referência em inteligência artificial aplicada ao setor financeiro e em segurança digital. Com minha experiência, pretendo impulsionar novos produtos e negócios e mostrar a grandeza e qualidade do trabalho da companhia”, afirmou Giovanella.
Giovanella tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, com atuação destacada em transformação digital, segurança da informação, tecnologia antifraude, cloud computing, ISPs, telecomunicações e banking. Antes da CBYK, atuava na NTT Data, onde liderou projetos em áreas como Prevenção a Fraudes, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Riscos, Compliance, Modernização e IA. Também é sócio-fundador da Plataforma 4Loja e vice-presidente regional da Federasul.
Forcepoint
A Forcepoint, empresa de tecnologia voltada à área de cibersegurança, anunciou Fellipe Canale como seu novo vice-presidente para a América Latina. O executivo será responsável por liderar a estratégia da companhia na região, com foco no fortalecimento da presença da marca, expansão da rede de parceiros e aceleração dos resultados estratégicos.
Com mais de 25 anos de experiência no setor, Canale já atuou em cargos de liderança em empresas como Proofpoint, RSA Security, McAfee e na própria Forcepoint, onde foi country manager no Brasil entre 2020 e 2022. Antes do retorno, estava como COO na Aplidigital.
“Voltar à Forcepoint é uma oportunidade de dar continuidade a um trabalho que me motiva profundamente: ajudar empresas latino-americanas a evoluírem sua postura de segurança com soluções modernas e eficazes. Estou entusiasmado para liderar esse novo capítulo com foco em inovação, parceria e crescimento sustentável”, afirmou Canale.
É engenheiro eletricista formado pela FEI e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas.
Deloitte
A Deloitte anunciou a chegada de Marcos Pereira como novo sócio na área de supply chain. O executivo será responsável por liderar e desenvolver soluções de transformação nas áreas de compras e logística, com foco em abordagens e tecnologias inovadoras. Atuará de forma integrada com outras frentes da consultoria, especialmente a tributária.
Com mais de 20 anos de experiência em supply chain, procurement e logística, Marcos já atuou nos setores de serviços profissionais, investimentos e bens de consumo, conduzindo projetos em países como Brasil, Angola, Chile, Estados Unidos, México e Peru.
“A reforma tributária impactará fortemente a estratégia de procurement das empresas, que precisarão revisitá-la para não perder eficiência nem competitividade”, disse. “Será um momento oportuno para avaliar, também, a implementação de tecnologias como a inteligência artificial, dentre outras capazes de transformar nossos clientes frente aos muitos desafios que enfrentam atualmente, especialmente os logísticos e econômicos.”
O executivo é engenheiro de produção.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/novos-executivos-carrefour-neogrid-siemens/