Um fenômeno atmosférico raro, conhecido como “vibração atmosférica induzida”, chegou a ser citado como a causa do apagão que atingiu parte da Europa nesta segunda-feira (28).
A agência de notícias Reuters publicou uma reportagem informando que, segundo a REN, operadora de energia elétrica de Portugal, “devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”. Outra informação é de que a restauração completa da rede elétrica do país poderia levar até uma semana.
Mais tarde, a REN negou ter afirmado que o fenômeno atmosférico tenha sido a motivação.
Em comunicado enviado à CNN Portugal, “a REN desmente categoricamente a informação de fonte anônima colocada para circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana”.
“A REN reafirma que está procedendo as operações para o retorno do sistema elétrico nacional, cujo andamento será de conhecimento público, através dos canais oficiais. Todas as informações provenientes de outras fontes devem ser desconsideradas”, afirmou a operadora portuguesa.
Mas, afinal, o que é vibração atmosférica induzida?
A vibração atmosférica induzida ocorre quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, afetam os condutores e componentes da rede elétrica. Essa vibração tem origem da interação entre fenômenos elétricos e as condições climáticas, segundo a MetSul Meteorologia.
Uma pequena descarga elétrica, que pode ocorrer graças a alta umidade ou a irregularidades na superfície dos cabos, ioniza o ar ao redor das linhas elétricas. Essas partículas carregadas começam a interagir com o campo elétrico dos condutores, gerando ondas de pressão no ar e causando a vibração dos cabos e de outras partes da rede.
O fenômeno é considerado raro, pois não está ligado diretamente a forças atmosféricas mecânicas, como o vento ou o gelo.
O que se sabe sobre o apagão
Por volta das 12h30 em Madri e às 11h30 em Lisboa, houve cortes de energia em grande parte da Península Ibérica. Partes do País Basco foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
As interrupções afetaram trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países. A fornecedora de energia elétrica espanhola, Red Electrica, afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia a todos os clientes pode levar de seis a dez horas, em declarações a uma emissora local nesta segunda-feira (28).
As autoridades espanholas solicitaram que as pessoas minimizem seus movimentos e liguem para os serviços de emergência apenas em casos de emergência extrema. Também pediram que as pessoas se mantenham afastadas das estradas para que os socorristas possam acionar o sistema.
A polícia portuguesa alertou que semáforos e iluminação pública correm o risco de falhas, pedindo aos motoristas que evitem deslocamentos desnecessários e prestem atenção redobrada nas estradas. A companhia aérea portuguesa TAP Air também solicitou que os viajantes não se desloquem para o aeroporto.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/vibracao-atmosferica-entenda-fenomeno-citado-apos-apagao-na-europa/