Foto: Reprodução –
Marcando o compromisso das unidades com a reponsabilidade social, selo foi concedido pelas ações promovidas em 2024
A Estácio Teresina, Unifacid Wyden e IDOMED conquistaram, mais uma vez, o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As unidades foram agraciadas em dezembro pelas ações realizadas ao longo de 2024, um reconhecimento pelas iniciativas da instituição em benefício da sociedade, reforçando o compromisso contínuo com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Entre as ações que levaram as três redes de ensino a receberem o selo está a Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, realizada em parceria com o Instituto Yduqs em outubro. O evento foi aberto a alunos e comunidade, e por meio de palestras gratuitas abordou temas como economia circular, sustentabilidade e ESG (conjunto de boas práticas ambiental, social e de governança). Além disso, foram realizados debates e transmissões ao vivo, também abertos ao público, abordando a temática “Mudanças climáticas: Brasil no centro do mundo”, onde foram destacadas a importância da conscientização acerca das ações que estão levando o planeta a um panorama climático sem precedentes e as medidas necessárias para mitigar seus impactos e promover um futuro sustentável, equilibrado e justo para as pessoas e o meio ambiente.
Após receber mais um Selo de Instituição Socialmente Responsável, a diretora da Estácio Teresina, Talita Souza, destacou ainda o comprometimento dos professores, colaboradores e alunos durante as iniciativas sociais do campus em prol da comunidade onde está inserida. “Ao longo de 2024 realizamos diversas ações e campanhas sociais, participamos de eventos de prestação de serviços gratuitos e informações de saúde, direitos do cidadão e bem-estar à comunidade, sempre com a intenção de abraçar a responsabilidade que temos de transformar conhecimento em iniciativas que impulsionem o desenvolvimento da comunidade. Sabemos que nossa contribuição é valiosa para um futuro mais ético, sustentável e igualitário, e agradecemos à comunidade que recebe nossas ações e enriquece o nosso ambiente acadêmico”.
A coordenadora do IDOMED, Kalyanna Bezerra, pontua que a rede de ensino mantém iniciativas que versam com os temas vinculados à responsabilidade, pois compreende como iniciativas fundamentais para a construção de profissionais e um futuro mais digno. “No ano passado, colocamos em prática ações que envolveram nossos docentes, discentes e colaboradores de forma integrada e em diálogo constante com a sociedade. Além dos diálogos, participamos de eventos do próprio Instituto Yduqs e localmente tivemos o recebimento de pilhas e baterias para reciclagem, o que contribui diretamente para estimular uma melhor consciência ambiental”, frisa.
Por sua vez, o reitor do Unifacid Wyden, Luciano Rocha, corrobora com a importância de adotar práticas responsáveis e humanizadas, sobretudo ao visualizar a formação dos alunos e capacitação dos colaboradores. “Certamente, mais do que receber o selo, nossas iniciativas se baseiam em atingir, efetivamente, a sociedade com ações que surtam efeitos positivos e humanos”, observa. Ele relembra que em 2024 foram impulsionados projetos voltados “à assistência da pessoa idosa, com uma série de encontros dinâmicos e de ensino-aprendizagem. Além disso, nossas iniciativas ‘Ela por Ela’ e ‘Pele Limpa’ tiveram como foco a assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, inclusive com apoio psicossocial”, finaliza.