Foto: Assis Fernandes/O Dia –
Medida foi anunciada pelo prefeito eleito, Silvio Mendes e passarão a valer a partir de 02 de janeiro
O prefeito de Teresina Silvio Mendes, se reuniu nesta segunda-feira (16) com o futuro superintendente da Strans, Carlos Daniel, para anunciar algumas medidas que serão adotadas no trânsito da capital a partir de 02 de janeiro de 2025. O objetivo é reduzir os índices de acidentes e dar mais segurança a pedestres e condutores. Entre as medidas anunciadas está a liberação das faixas exclusivas de ônibus para táxis e motos.
O anúncio foi feito pelo próprio prefeito eleito. De acordo com ele, as faixas exclusivas do transporte público coletivo serão liberadas para uso pelos motociclistas e taxistas estando elas ocupadas ou não. O uso pelos carros por aplicativo deve seguir regulamentação a ser aprovada pela Câmara Municipal de Teresina.
Os demais carros poderão ocupar as faixas de ônibus, mas só após passarem pela rua antes de fazerem a conversão. Entre as 23h e as 5h, as multas nos cruzamentos das ruas sinalizadas que em os semáforos estiverem pisando no amarelo deixarão de ser cobradas. No entanto, a velocidade permitida deverá ser observada pelos condutores. Outro anúncio feito por Silvio Mendes diz respeito a quem se locomove de bicicleta. As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21h, quando será permitido o estacionamento de carros.
A administração municipal anunciou ainda uma licitação para reformular todas as 590 paradas de ônibus da capital. Também serão licitadas placas com os endereços das ruas e avenidas. Será instalada ainda a sinalização onda verde para facilitar o fluxo de veículos. Essa sinalização é uma sincronização de semáforos, que dá aos condutores que estiverem mantendo velocidade média entre 30 km/h e 5- km/h a probabilidade de seguirem sequências de sinais verdes.
Para garantir o cumprimento das regras que passarão a vigorar, serão instaladas 489 câmeras de trânsito. Estes instrumentos poderão, ainda, regular o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos.
“Vamos buscar trabalhar também em sintonia com as instituições da Segurança, como a PRF, a PM e a Polícia Civil para desenvolver ações preventivas e repressivas aos crimes de trânsito”, pontuou Silvio, lembrando que até outubro, aconteceram 3.013 acidentes de trânsito com danos materiais em Teresina. Estas ocorrências deixaram 970 vítimas e causaram 46 mortes.