Iniciada capacitação dos agentes jovens para atuarem em projetos socioambientais em escolas públicas 

Fotos: Ascom/Semarh

Os jovens selecionados são residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a United Nations Development Programme (PNUD), da Organização das Nações Unidas, por meio de edital selecionou jovens residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, para participarem de programa de educação ambiental e atuarem em projetos socioambientais em escolas públicas.

Nesta segunda-feira (3), foram iniciadas com os jovens selecionados, a fase de oficinas sobre meio ambiente, Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de capacitações temáticas sobre queimadas, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e resíduos sólidos.

Após a capacitação, terá início a fase de execução de projetos, durante a qual os participantes mobilizarão parceiros, realizarão eventos educativos e executarão projetos de educação ambiental junto aos alunos de escolas públicas no município, entre outras atividades.

Foram selecionados 25 jovens, de 15 a 19 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí.

Dentre os critérios para seleção, os candidatos deviam estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter qualquer vínculo empregatício.
Será concedido a cada jovem participante auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante dez meses para cumprimento de dez horas semanais de estudos e elaboração de projetos.

O objetivo do programa é promover a inclusão de jovens por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais em seus territórios. A iniciativa contribui para a preservação ambiental, estimula o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências.

O programa está sendo executado no âmbito do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”, uma parceria entre o governo piauiense e o Pnud.