Fotos: Ascom/IIDFP
A inauguração ocorreu durante as comemorações dos 26 anos da Vila Irmã Dulce
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), inaugurou, nesta segunda-feira (03), mais uma Unidade de Serviços Digitais na Vila Irmã Dulce, em Teresina. A inauguração ocorreu durante as comemorações dos 26 anos da Vila Irmã Dulce.
“Estamos inaugurando esse posto aqui na zona sul. A ideia é descentralizar tanto no Piauí quanto em todas as cidades. Em breve, vamos inaugurar unidades no Mocambinho, Santa Maria da Codipi e Satélite. Vamos procurar lugares para colocar esses novos postos do Instituto de Identificação”, comentou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
A abertura do posto representa um avanço significativo na descentralização dos serviços públicos, proporcionando à população piauiense maior acesso a emissão da nova Carteira de Identidade Digital, essencial para o exercício da cidadania.
“Através dessa unidade, as pessoas, tanto da Vila Irmã Dulce como das regiões circunvizinhas, poderão comparecer e emitir sua Carteira de Identidade Nacional. Basta comparecer levando o seu CPF, a certidão de nascimento ou casamento atualizada e comprovante de residência. O serviço é gratuito e é a porta de entrada para a cidadania digital”, esclarece Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação.
Com esta nova unidade, Teresina agora conta com 13 postos de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional e o estado totaliza 75 postos em 61 municípios.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é emitida gratuitamente no Piauí. Para solicitar a CIN é necessário apresentar CPF, certidão de nascimento e/ou casamento atualizadas com selo de verificação e número de matrícula, além de um comprovante de residência.