Foto: Assis Fernandes/O Dia –
Warton Lacerda, deputado estadual do Partido dos Trabalhadores
O deputado do Partido dos Trabalhadores afirmou que é necessário revisar os protocolos de segurança da Polícia Militar em eventos esportivos, buscando garantir a segurança de todos sem abusos de autoridade. Lacerda também solicitou uma apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, para evitar a repetição de situações como essa.
“É importante que esses incidentes sejam investigados e que medidas sejam tomadas para que situações como essa não voltem a ocorrer”, concluiu o deputado do Partido dos Trabalhadores. O Portal O Dia entro em contato com a Polícia Militar do Piauí para buscar um posicionamento sobre o ocorrido. Porém, a assessoria da corporação informou que não vai se pronunciar sobe o assunto.
Confira a nota do deputado estadual na íntegra:
Em 27 de janeiro de 2025, durante a transição do campo para a arquibancada, fui confrontado por um civil que causava distúrbios. Ao tentar intervir para acalmar a situação, houve um desentendimento verbal. Nesse momento, a Polícia Militar interveio de maneira desproporcional, com um dos policiais engatilhando uma espingarda calibre 12 em minha direção e também em direção a pessoas próximas, incluindo meu filho Rafael e amigos.
Este não é um caso isolado. Em janeiro de 2024, após uma partida entre Altos e ASA pela Pré-Copa do Nordeste, a Polícia Militar utilizou spray de pimenta contra torcedores, incluindo crianças e cadeirantes, o que foi amplamente criticado pela comunidade.
Diante desses episódios recorrentes, é evidente a necessidade de uma revisão nas abordagens da Polícia Militar em eventos esportivos. Reitero meu compromisso em buscar soluções que garantam a segurança de todos, sem excessos ou abusos de autoridade.
Exigimos uma apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, para que situações como essa não se repitam. O futebol é uma paixão nacional e deve ser celebrado em um ambiente seguro e respeitoso para todos.
Atenciosamente,
Warton Lacerda
Deputado Estadual e Presidente da Associação Atlética de Altos.