Prefeitura anuncia ampliação da frota de ônibus a partir de março

Foto: Arquivo/O Dia –

Com a medida os novos veículos e ampliação de linhas devem melhorar o transporte coletivo 

A partir de março de 2025, a Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) e da Diretoria de Transportes Públicos (DTP), implantará, junto aos consórcios, um projeto de melhorias no transporte coletivo da cidade. Serão disponibilizados novos ônibus, e algumas linhas serão ampliadas para atender às comunidades que ainda estão desassistidas.

Mais ônibus do transporte coletivo devem estar circulando nas ruas de Teresina a partir de março deste ano. É o que anunciou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans) nesta quarta-feira (26), apontando ainda um conjunto de melhorias junto aos consórcios, incluindo a ampliação de linhas para comunidades e bairros desassistidos.

O prefeito Sílvio Mendes disse ainda que foi definido que o subsídio deve ser repassado com a contrapartida de que os consórcios que atuam em Teresina garantam à população que o transporte esteja disponível aos usuários.

“O subsídio que a prefeitura repassa para as empresas de ônibus será disponibilizado conforme a quantidade de ônibus colocados nas ruas. Assim, diante dessa decisão, mais ônibus serão colocados para atender à população”, afirmou o prefeito.

Uma maior quantidade de ônibus que pode ser destinada aos consórcios só deve acontecer conforme a demanda e a extensão de cada local de atuação, é o que diz o diretor de Transportes Públicos da Strans, Adriano Barreto.

Centro de Controle Operacional (CCO) pode auxiliar no transporte público

O CCO permite o monitoramento 24 horas por meio de câmeras espalhadas por toda a cidade de Teresina, auxiliando na melhoria do trânsito, no combate a congestionamentos e na fiscalização de infrações de trânsito.

Segundo o prefeito Sílvio Mendes, toda a estrutura do Centro de Controle utiliza equipamentos e câmeras para monitoramento de Teresina.

“O Centro de Operações da Strans funciona para fiscalizar o trânsito, o transporte coletivo, mas ele vai ser muito mais importante porque a tecnologia permite fazer isso. Então, temos projetos para 459 câmeras por toda a cidade para controle do tráfego, do trânsito, para quem joga lixo nas ruas.” finalizou o gestor.

Fonte: https://portalodia.com/noticias/teresina/prefeitura-anuncia-ampliacao-da-frota-de-onibus-a-partir-de-marco-434269.html