Fotos: Ascom/PMT –
A Prefeitura Municipal de Teresina, sob a gestão do prefeito Silvio Mendes, tem intensificado as ações de limpeza pública na cidade, e um dos principais esforços é a implementação e fiscalização dos Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs). Esses contêineres estão distribuídos em 31 pontos estratégicos da capital para garantir o descarte correto de resíduos e evitar o acúmulo de lixo em locais inadequados.
Os PRRs foram criados, exclusivamente, para atender pequenos geradores de resíduos. Cada pessoa pode descartar até 1 metro cúbico de materiais, o que equivale ao volume de uma carroceria pequena.
O que pode e o que não pode ser descartado nos PRRs?
Nos PRRs, a população pode depositar:
● Resíduos de construção e demolição
● Resíduos de poda de árvores
● Resíduos de capina e varrição
● Móveis usados
No entanto, não é permitido o descarte de:
● Lixo doméstico
● Animais mortos
● Lixo hospitalar
● Lixo industrial
● Pilhas, baterias e eletrônicos
Descarte incorreto causa problemas na cidade
Apesar da iniciativa, a Prefeitura tem enfrentado dificuldades com o mau uso dos PRRs. Segundo a coordenadora de Limpeza Pública da ETURB, Michelly Noleto, é comum encontrar materiais proibidos nos contêineres, como lixo doméstico, pilhas e até resíduos hospitalares.
Outro problema recorrente é o descarte de lixo ao lado dos PRRs, mesmo quando os contêineres estão vazios. De acordo com Altino Álex, coordenador do Programa Lixo Zero, essa prática entope bueiros e galerias, causando alagamentos e favorecendo a proliferação do mosquito da dengue.
Fiscalização e denúncias
Para combater o descarte irregular, a ETURB intensificou a fiscalização dos PRRs por meio do Programa Lixo Zero. O mau uso dos contêineres pode gerar multas que variam de R$ 473,17 a R$ 4.731,76.
A população pode colaborar denunciando o descarte irregular de lixo pelo WhatsApp (86) 9 9402-3074 (apenas mensagens). As denúncias são anônimas e ajudam a manter a cidade limpa e organizada.